Letramento imagético e midiático em arte-educação

Authors

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins, TO

DOI:

https://doi.org/10.18316/1607

Keywords:

Letramento imagético. Letramento midiático. Artes visuais. imagens, mídias

Abstract

Este artigo busca demonstrar a importância da disciplina de Artes Visuais para o letramento imagético e midiático dos estudantes, buscando desenvolver neles um senso crítico sobre o que veem, leem e escutam quando em contato com as mensagens veiculadas pelos vários tipos de mídias. Procura-se, aqui, mostrar às pessoas envolvidas com o ensino no ambiente escolar tradicional a importância de dar aos estudantes o instrumental necessário para que sejam críticos em relação às informações que recebem das mídias. Assim, não serão consumidores passivos de mensagens ideológicas.

Palavras-chave: Letramento imagético. Letramento midiático. Artes Visuais. Imagens. Mídias.

Imagery and media literacy in art-education

Abstract

This paper tries to demonstrate the importance of the Visual Art classes to teach imagery literacy and media literacy to students, searching to develop on them a critical sense regarding what they see, read and listen when in contact with messages brought to them via the medias. Hereby we try to show to the people involved with teaching within the traditional schooling system the importance of  giving tools to students, so they can be critics regarding the information received throught the medias. This way, they don't need to be passive consumers of ideological messages.

Keywords: Imagery literacy. Media literacy. Visual Arts. Images. Medias.

Author Biography

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins, TO

Doutorando em Humanidades, Mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e Mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Leiden Universiteir (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado em Educação Artística pela UERJ. Professor Assisten da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

References

BARBOSA, Ana Mae. Educação Pós-colonialista no Brasil: Aprendizagem Triangular. Comunicação e Educação, São Paulo, n. 21, p. 59-64, jan./abr. 1995.

BRASIL, Assis. Dicionário do conhecimento estético. Rio de Janeiro: Editora Tecnoprint, 1984.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

BUORO, Anamelia Bueno. O olhar em construção: Uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1998.

FERRAZ, Maria Heloísa; FUSARI, Maria F. Resende. Arte na Educação Escolar. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FOUCAULT, Michel. L’Ordre du discours, Leçon inaugurale aux Collège de France prononcée le 2 décembre 1970. Paris: Éditions Gallimard, 1971.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

MOCELLIN, Renato. História e cinema: educação para as mídias. São Paulo: Editora do Brasil, 2009.

PIGNATARI, Décio. Informação linguagem comunicação. 11 ed. São Paulo: Cultrix, 1997.

Published

2014-12-15

Issue

Section

Artigos