Liberdade religiosa também se aprende na escola

Authors

  • Reinaldo Farias Paiva de Lucena Universidade Federal da Paraíba, Brasil.
  • Ana Cristina de Almeida Cavalcante Bastos Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i20.3410

Keywords:

Liberdade religiosa. Respeito à diversidade. Documentos orientadores. Cultura de paz.

Abstract

Um dos grandes desafios deste século XXI é a busca por soluções que conduzam ao respeito à diversidade religiosa enquanto direito fundamental da pessoa humana e a garantia do exercício da liberdade de pensamento e de se professar ou não uma fé, de forma individual ou coletiva. Este artigo pretende publicizar a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, uma série de outros Documentos Internacionais que garantem a universalização destes direitos, bem como apresentar o ambiente escolar enquanto lócus apropriado para a formação de valores de reconhecimento, aceitação e respeito das diferenças e diversidades com vistas à formação básica do cidadão e a construção de uma cultura de paz entre os povos, uma vez que nenhuma mudança se torna realmente efetiva se não passar pelo viés da educação.

Author Biographies

Reinaldo Farias Paiva de Lucena, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutor em Botânica pelo Laboratório de Etnobotânica Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Botânica da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE; Professor na Universidade Federal da Paraíba/UFPB, Professor e Orientador de Doutorado em Rede na Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza da UFRPE/UEPB/URCA, Professor e Orientador Colaborador, nível Mestrado, no curso de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental da UFPB.

Ana Cristina de Almeida Cavalcante Bastos, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB; Pesquisadora do grupo FIDELID - Grupo de Pesquisa Formação, Identidade, Desenvolvimento e Liderança de Professores de Ensino Religioso e do Grupo de Pesquisa REDUCARE da UFPB.

Published

2018-07-10

Issue

Section

Artigos