Liberdade religiosa também se aprende na escola

Autores/as

  • Reinaldo Farias Paiva de Lucena Universidade Federal da Paraíba, Brasil.
  • Ana Cristina de Almeida Cavalcante Bastos Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i20.3410

Palabras clave:

Liberdade religiosa. Respeito à diversidade. Documentos orientadores. Cultura de paz.

Resumen

Um dos grandes desafios deste século XXI é a busca por soluções que conduzam ao respeito à diversidade religiosa enquanto direito fundamental da pessoa humana e a garantia do exercício da liberdade de pensamento e de se professar ou não uma fé, de forma individual ou coletiva. Este artigo pretende publicizar a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, uma série de outros Documentos Internacionais que garantem a universalização destes direitos, bem como apresentar o ambiente escolar enquanto lócus apropriado para a formação de valores de reconhecimento, aceitação e respeito das diferenças e diversidades com vistas à formação básica do cidadão e a construção de uma cultura de paz entre os povos, uma vez que nenhuma mudança se torna realmente efetiva se não passar pelo viés da educação.

Biografía del autor/a

Reinaldo Farias Paiva de Lucena, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutor em Botânica pelo Laboratório de Etnobotânica Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Botânica da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE; Professor na Universidade Federal da Paraíba/UFPB, Professor e Orientador de Doutorado em Rede na Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza da UFRPE/UEPB/URCA, Professor e Orientador Colaborador, nível Mestrado, no curso de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental da UFPB.

Ana Cristina de Almeida Cavalcante Bastos, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB; Pesquisadora do grupo FIDELID - Grupo de Pesquisa Formação, Identidade, Desenvolvimento e Liderança de Professores de Ensino Religioso e do Grupo de Pesquisa REDUCARE da UFPB.

Publicado

2018-07-10

Número

Sección

Artigos