Educação de todos, com todos e para todos: deslocamentos da noção de democratização
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v10i21.4340Keywords:
Educação Comparada. Educação. Democratização. Racionalidades políticas.Abstract
O artigo propõe analisar deslocamentos da noção de democratização, evidenciados em enunciados dos documentos oficiais e documentos balizadores de alguns programas educacionais do Governo Federal, implementados no Brasil, desde os anos 1930 até hoje. O referencial metodológico utilizado é o da Educação Comparada, tendo o tempo como unidade de comparação. Trabalhos de Thomas Popkewitz sobre racionalidades políticas, em especial, sobre racionalidade neoliberal, fundamentaram teoricamente a investigação.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.