Educação de todos, com todos e para todos: deslocamentos da noção de democratização
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v10i21.4340Palavras-chave:
Educação Comparada. Educação. Democratização. Racionalidades políticas.Resumo
O artigo propõe analisar deslocamentos da noção de democratização, evidenciados em enunciados dos documentos oficiais e documentos balizadores de alguns programas educacionais do Governo Federal, implementados no Brasil, desde os anos 1930 até hoje. O referencial metodológico utilizado é o da Educação Comparada, tendo o tempo como unidade de comparação. Trabalhos de Thomas Popkewitz sobre racionalidades políticas, em especial, sobre racionalidade neoliberal, fundamentaram teoricamente a investigação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.