Desafios interculturais/inclusivos à educação científica, tecnológica e profissional
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v11i23.4628Keywords:
Interculturalidade. Inclusão. Tecnologia.Abstract
Neste texto, estabelecemos uma negociação entre a educação intercultural e inclusiva, a fim de questionar os sentidos de igualdade e diferença que perpassam pela educação científica, tecnológica e profissional; bem como analisar as implicações das novas tecnologias para facilitar tais processos. A interculturalidade, inicialmente relacionada à desigualdade social, abrindo um debate para a população indígena e afro-brasileira, promove a convivência entre diferentes grupos. A inclusão, em um primeiro momento atrelada à inserção apenas da pessoa com deficiência, necessita da apropriação do conceito de cultura, englobando o apoio e o acolhimento às diferenças. Ambas ampliam a participação com poder de decisão dos grupos historicamente inferiorizados. Entendemos que a preparação tecnológica e o desenvolvimento de saberes para a interculturalidade/inclusão nos atuais processos produtivos, assim como a formação para a cidadania crítica e participativa, como forma de intervenção na realidade, embora apresentem certo tom de ambivalência em seus aspectos mercadológicos e sociais, são metas necessárias a serem agregadas à formação ética, diante do mundo globalizado e das formas de exploração mantidas e recontextualizadas no capitalismo contemporâneo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.