A educação pluralista para os direitos humanos em Jacques Maritain
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v10i22.5052Keywords:
Liberdade pessoal. Educação para os direitos humanos. Pessoa humana. Jacques Maritain. Fins da educaçãoAbstract
Segundo Jacques Maritain, o destino dos direitos humanos depende da educação para a participação na vida pública. Esta convicção depende de uma visão bem estabelecida sobre a educação em geral. Embora os fins da educação se subordinem aos fins da pessoa humana, a formação para a vida social pertence à essência da educação. Aqui se insere a educação para os direitos humanos. O objetivo desta investigação consiste exatamente nisto: evidenciar o lugar essencial que os direitos humanos têm na educação consoantes os princípios de Maritain, assim como mostrar sua subordinação à condição espiritual da pessoa humana, isto é, à sua liberdade espiritual. O confronto dos textos sobre educação e sobre direitos humanos do próprio Maritain foi o percurso metodológico adotado aqui. Seu resultado é o evidenciamento da conquista filosófica de Maritain em favor de uma educação para os direitos humanos sempre que promotora da liberdade espiritual pessoal do indivíduo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.