A educação pluralista para os direitos humanos em Jacques Maritain
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v10i22.5052Palabras clave:
Liberdade pessoal. Educação para os direitos humanos. Pessoa humana. Jacques Maritain. Fins da educaçãoResumen
Segundo Jacques Maritain, o destino dos direitos humanos depende da educação para a participação na vida pública. Esta convicção depende de uma visão bem estabelecida sobre a educação em geral. Embora os fins da educação se subordinem aos fins da pessoa humana, a formação para a vida social pertence à essência da educação. Aqui se insere a educação para os direitos humanos. O objetivo desta investigação consiste exatamente nisto: evidenciar o lugar essencial que os direitos humanos têm na educação consoantes os princípios de Maritain, assim como mostrar sua subordinação à condição espiritual da pessoa humana, isto é, à sua liberdade espiritual. O confronto dos textos sobre educação e sobre direitos humanos do próprio Maritain foi o percurso metodológico adotado aqui. Seu resultado é o evidenciamento da conquista filosófica de Maritain em favor de uma educação para os direitos humanos sempre que promotora da liberdade espiritual pessoal do indivíduo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Tal como recomienda el Public Knowledge Project, RCD adopta para sus artículos una licencia CREATIVE COMMONS: Attribution CC BY 4.0
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y desarrollen su obra, incluso con fines comerciales, siempre que le atribuyan a usted el mérito de la creación original.
Esta es la licencia más adecuada que se ofrece.
Recomendado para la máxima difusión y utilización de los materiales bajo licencia.