A educação pluralista para os direitos humanos em Jacques Maritain

Autores/as

  • Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira Universidade Católica de Petrópolis.
  • Thiago Leite Cabrera Pereira da Rosa Universidade Católica de Petrópolis.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i22.5052

Palabras clave:

Liberdade pessoal. Educação para os direitos humanos. Pessoa humana. Jacques Maritain. Fins da educação

Resumen

Segundo Jacques Maritain, o destino dos direitos humanos depende da educação para a participação na vida pública. Esta convicção depende de uma visão bem estabelecida sobre a educação em geral. Embora os fins da educação se subordinem aos fins da pessoa humana, a formação para a vida social pertence à essência da educação. Aqui se insere a educação para os direitos humanos. O objetivo desta investigação consiste exatamente nisto: evidenciar o lugar essencial que os direitos humanos têm na educação consoantes os princípios de Maritain, assim como mostrar sua subordinação à condição espiritual da pessoa humana, isto é, à sua liberdade espiritual. O confronto dos textos sobre educação e sobre direitos humanos do próprio Maritain foi o percurso metodológico adotado aqui. Seu resultado é o evidenciamento da conquista filosófica de Maritain em favor de uma educação para os direitos humanos sempre que promotora da liberdade espiritual pessoal do indivíduo.

Biografía del autor/a

Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira, Universidade Católica de Petrópolis.

Doutor em Filosofia pela Universidade de Santo Tomás de Aquino em Roma; Professor e Coordenador do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Direito na Unversidade Católica de Petrópolis, RJ.

Thiago Leite Cabrera Pereira da Rosa, Universidade Católica de Petrópolis.

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Petrópolis

Publicado

2019-02-06

Número

Sección

Artigos