Avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes em contextos ambulatoriais: desafios e possibilidades

Authors

  • Rosa Cristina Ferreira de Souza Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, Campus Tubarão -SC/Professora.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v12i28.7359

Keywords:

Avaliação neuropsicológica. Ambulatório. Crianças e adolescente.

Abstract

A avaliação neuropsicológica tradicional é um processo desenvolvido em várias sessões incluindo entrevistas, observações e aplicação de testes e escalas. Em contextos ambulatoriais tempo e custos precisam ser reduzidos. Assim, o objetivo geral da pesquisa buscou descrever as práticas de avaliação neuropsicológica com crianças/adolescentes desenvolvidas em contexto ambulatorial no Brasil a partir de revisão bibliográfica da literatura. Para tanto, buscou-se identificar as demandas acolhidas pelos serviços; identificar estratégias e técnicas utilizadas pelas instituições; identificar os resultados alcançados nas modalidades de atendimentos contribuindo para a discussão de possibilidades de desenvolvimento de avaliação neuropsicológica em centros de saúde/ambulatórios.  Foram consultadas as bases de dados BVS-saúde, BVS-Psi, Scielo, CAPES e Google Acadêmico. A busca resultou em seis artigos, os quais preencheram os critérios percorridos: experiências brasileiras de avaliação neuropsicológica em contexto ambulatorial nos últimos dez anos. Nas experiências descritas há modelos que atendem à prerrogativa de baixos custos e menor tempo de execução do processo avaliativo a partir de protocolos de triagem e bateria de avaliação breve. Constatou-se escassez de socialização de práticas de avaliação psicológica nos contextos ambulatoriais e necessidade de desenvolvimento de outras modalidades de avaliação breve para diferentes demandas.

Author Biography

Rosa Cristina Ferreira de Souza, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, Campus Tubarão -SC/Professora.

Doutora em Ciências da Linguagem (Ciências Humanas) pela Universidade do Sul de Santa Catatina: Tubarão, Santa Catarina; Professora do Curso de Psicologia da Unisul, campus Tubarão, SC.

Published

2020-12-22

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)