REDES CONFESSIONAIS DE ENSINO E A GESTÃO ESCOLAR:

UMA NOVA ÁREA DE PESQUISA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i43.11823

Palabras clave:

Gestão escolar, Redes confessionais de ensino, Gestão democrática, Revisão de literatura

Resumen

O objetivo deste estudo foi revisar a literatura sobre gestão escolar em redes confessionais de ensino, observando a lacuna na investigação científica sobre este tema. Embora as leis nacionais brasileiras promovam a democratização da gestão escolar, observa-se que a maioria dos estudos foca nas redes públicas e não nas redes privadas de ensino. A pesquisa utiliza descritores específicos para identificar a presença de trabalhos acadêmicos sobre gestão democrática em redes confessionais. Os resultados revelam um número significativamente menor de estudos nesta área, indicando a necessidade de mais investigações. A revisão bibliográfica é apresentada como uma ferramenta crucial para identificar lacunas e direcionar futuras pesquisas.

Biografía del autor/a

Gabriel Tomazini Fernandes, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), SP, Brasil

Mestrando em Gestão Educacional pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) no Programa de Pós-graduação em Formação de Gestores Educacionais (PPGP-GE), São Paulo, Brasil. 

Ecleide Cunico Furlanetto, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), SP, Brasil

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), SP, Brasil, Grupo de Pesquisa NARRAR, UNICID- CNPq.

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Publicado

2024-07-19