REDES CONFESSIONAIS DE ENSINO E A GESTÃO ESCOLAR:

UMA NOVA ÁREA DE PESQUISA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i43.11823

Palabras clave:

Gestão escolar, Redes confessionais de ensino, Gestão democrática, Revisão de literatura

Resumen

O objetivo deste estudo foi revisar a literatura sobre gestão escolar em redes confessionais de ensino, observando a lacuna na investigação científica sobre este tema. Embora as leis nacionais brasileiras promovam a democratização da gestão escolar, observa-se que a maioria dos estudos foca nas redes públicas e não nas redes privadas de ensino. A pesquisa utiliza descritores específicos para identificar a presença de trabalhos acadêmicos sobre gestão democrática em redes confessionais. Os resultados revelam um número significativamente menor de estudos nesta área, indicando a necessidade de mais investigações. A revisão bibliográfica é apresentada como uma ferramenta crucial para identificar lacunas e direcionar futuras pesquisas.

Biografía del autor/a

Gabriel Tomazini Fernandes, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), SP, Brasil

Mestrando em Gestão Educacional pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) no Programa de Pós-graduação em Formação de Gestores Educacionais (PPGP-GE), São Paulo, Brasil. 

Ecleide Cunico Furlanetto, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), SP, Brasil

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), SP, Brasil, Grupo de Pesquisa NARRAR, UNICID- CNPq.

Citas

ALMEIDA, Rizoleta. Avaliação das teses de mestrado na área de educação no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1977. Dissert. (mestr.) URFJ.

ALVES, Alda Judith. A revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. Cadernos de pesquisa, n. 81, p. 53-60, 1992.

ARELARO, Lisete Regina Gomes; JACOMINI, Márcia Aparecida; CARNEIRO, Silvio Ricardo Gomes. Limitações da participação e gestão “democrática” na rede estadual paulista. Educação & sociedade, v. 37, p. 1143-1158, 2016.

DE CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves. Gestão escolar: da centralização à descentralização. Cadernos de Pesquisa em Educação, p. 39-59, 2012.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como escrever um artigo de revisão de literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 2, n. 5, p. 29-55, 2019.

LUCK, Heloisa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: vozes, 2006.

MINTO, Lalo Watanabe. A administração escolar no contexto da Nova República e do Neoliberalismo. In: ANDRETTI, Azilde; LOMBARDI, José C., MINTO, Lalo W. (Org.). História da administração escolar no Brasil: do diretor ao gestor. Campinas, SP: Alínea, 2010. Cap. 8, p. 173-200.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática de escola pública. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2016.

SANTOS, James Pinheiro Dos. Gestão e liderança na escola confessional católica frente ao mercado educacional brasileiro. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2022.

SOUZA, Everton Henrique de. Gestão democrática no ensino privado: limites e aproximações. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2019.

Publicado

2024-07-19

Número

Sección

Artigos