REDES CONFESSIONAIS DE ENSINO E A GESTÃO ESCOLAR:
UMA NOVA ÁREA DE PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i43.11823Palavras-chave:
Gestão escolar, Redes confessionais de ensino, Gestão democrática, Revisão de literaturaResumo
O objetivo deste estudo foi revisar a literatura sobre gestão escolar em redes confessionais de ensino, observando a lacuna na investigação científica sobre este tema. Embora as leis nacionais brasileiras promovam a democratização da gestão escolar, observa-se que a maioria dos estudos foca nas redes públicas e não nas redes privadas de ensino. A pesquisa utiliza descritores específicos para identificar a presença de trabalhos acadêmicos sobre gestão democrática em redes confessionais. Os resultados revelam um número significativamente menor de estudos nesta área, indicando a necessidade de mais investigações. A revisão bibliográfica é apresentada como uma ferramenta crucial para identificar lacunas e direcionar futuras pesquisas.
Referências
ALMEIDA, Rizoleta. Avaliação das teses de mestrado na área de educação no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1977. Dissert. (mestr.) URFJ.
ALVES, Alda Judith. A revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. Cadernos de pesquisa, n. 81, p. 53-60, 1992.
ARELARO, Lisete Regina Gomes; JACOMINI, Márcia Aparecida; CARNEIRO, Silvio Ricardo Gomes. Limitações da participação e gestão “democrática” na rede estadual paulista. Educação & sociedade, v. 37, p. 1143-1158, 2016.
DE CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves. Gestão escolar: da centralização à descentralização. Cadernos de Pesquisa em Educação, p. 39-59, 2012.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como escrever um artigo de revisão de literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 2, n. 5, p. 29-55, 2019.
LUCK, Heloisa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: vozes, 2006.
MINTO, Lalo Watanabe. A administração escolar no contexto da Nova República e do Neoliberalismo. In: ANDRETTI, Azilde; LOMBARDI, José C., MINTO, Lalo W. (Org.). História da administração escolar no Brasil: do diretor ao gestor. Campinas, SP: Alínea, 2010. Cap. 8, p. 173-200.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática de escola pública. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2016.
SANTOS, James Pinheiro Dos. Gestão e liderança na escola confessional católica frente ao mercado educacional brasileiro. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2022.
SOUZA, Everton Henrique de. Gestão democrática no ensino privado: limites e aproximações. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriel Tomazini Fernandes, Ecleide Cunico Furlanetto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.