REDES CONFESSIONAIS DE ENSINO E A GESTÃO ESCOLAR:

UMA NOVA ÁREA DE PESQUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i43.11823

Palavras-chave:

Gestão escolar, Redes confessionais de ensino, Gestão democrática, Revisão de literatura

Resumo

O objetivo deste estudo foi revisar a literatura sobre gestão escolar em redes confessionais de ensino, observando a lacuna na investigação científica sobre este tema. Embora as leis nacionais brasileiras promovam a democratização da gestão escolar, observa-se que a maioria dos estudos foca nas redes públicas e não nas redes privadas de ensino. A pesquisa utiliza descritores específicos para identificar a presença de trabalhos acadêmicos sobre gestão democrática em redes confessionais. Os resultados revelam um número significativamente menor de estudos nesta área, indicando a necessidade de mais investigações. A revisão bibliográfica é apresentada como uma ferramenta crucial para identificar lacunas e direcionar futuras pesquisas.

Biografia do Autor

Gabriel Tomazini Fernandes, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), SP, Brasil

Mestrando em Gestão Educacional pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) no Programa de Pós-graduação em Formação de Gestores Educacionais (PPGP-GE), São Paulo, Brasil. 

Ecleide Cunico Furlanetto, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), SP, Brasil

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), SP, Brasil, Grupo de Pesquisa NARRAR, UNICID- CNPq.

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Publicado

2024-07-19

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Artigos