COMO INFLUENCIADORES DIGITAIS ESTÃO TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS UNIVERSITÁRIOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i44.12018

Palabras clave:

Finanças pessoais, Mídias Digitais, Influenciadores Digitais

Resumen

Devido ao surgimento de novas alternativas de aprendizagem em finanças pessoais por meio de mídias digitais, dominadas pelos influenciadores digitais, criou-se a necessidade de avaliar a colaboração que eles estão tendo com o seu público. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo verificar a contribuição das mídias e dos influenciadores digitais para o conhecimento das finanças pessoais e sua aplicação por universitários. Por meio de um questionário aplicado de forma digital, identificou-se que 94,61% dos graduandos possuem interesse em adquirir mais conhecimento sobre o tema e que 63,74% daqueles que realizam investimentos, tiveram algum impacto de influenciadores digitais de finanças pessoais. Enquanto aos influenciadores mais lembrados e seguidos, Nathalia Arcuri é a influenciadora com maior relevância, sendo lembrada por 50,90%, seguida por Thiago Nigro com 38,32% e Gustavo Cerbasi com 26,95%. No entanto, quanto às recomendações de investimento pelos influenciadores digitais, 57,14% afirmam optar apenas por estudos próprios e 39,56% afirmam realizar estudos próprios e também seguir a recomendação. Denotando o impacto que os influenciadores digitais podem ter nas escolhas dos universitários, ao mesmo tempo em que destaca o papel crucial da educação financeira no desenvolvimento da cidadania financeira.

Citas

ANBIMA. Raio X do Investidor Brasileiro. 2024. Disponível em: https://www.anbima.com.br/data/files/9D/52/B3/C7/38C0091004DA0EF8EA2BA2A8/Relatorio-Raio-X-do-Investidor-7.pdf . Acesso em: 4 ago. 2024.

ARAÚJO, B.; FRANCISCO, M.; PADILHA, F.; MECHI, R. Educação financeira. Revista Científica Unilago, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-cientifica/article/view/97. Acesso em: 10 jun. 2024.

ATKINSON, A. The Importance of Financial Literacy and Education: An After Dinner Speech. 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4395432. Acesso em: 10 jun. 2024.

BANCO CENTRAL DO BRASIL (BCB). Boxe 3 - Perfil de utilização de cartões de crédito no Brasil. 2023. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/publicacoes/boxe_relatorio_de_economia_bancaria/reb2022b3p.pdf. Acesso em: 4 ago. 2024.

BUTTERBAUGH, S. M.; ROSS, D. B.; CAMPBELL, A. My money and me: Attaining financial independence in emerging adulthood through a conceptual model of identity capital theory. Contemporary Family Therapy, v. 42, n. 1, p. 33-45, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10591-019-09515-8 . Acesso em: 4 ago. 2024.

CHEN, F.; JIANG, G.; GU, M. Financial knowledge and responsible credit card behavior: exploring mediators and moderators. International Journal of Bank Marketing, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1108/IJBM-07-2023-0404 . Acesso em: 6 ago. 2024.

CNC. Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor. 2024. Disponível em: https://portal-bucket.azureedge.net/wp-content/2024/05/Relatorio_Peic_abr24.pdf. Acesso em: 4 ago. 2024.

COSTA, B. C. G. da. Comunicação e educação na era digital: reflexões sobre estética e virtualização. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 7, n. 19, p. 87-103, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.18568/cmc.v7i19.196. Acesso em: 21 ago. 2024.

DA SILVA, C. R. M.; TESSAROLO, F. M. Influenciadores digitais e as redes sociais enquanto plataformas de mídia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Intercom. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-2104-1.pdf . Acesso em: 9 ago. 2024.

DA FONSECA, J. J. S. Apostila de metodologia da pesquisa científica. São Paulo: João José Saraiva da Fonseca, 2002.

DE SOUZA, B. B.; LOPES, D.; DE SOUZA, H. L. O poder do “kiu” e do Snapchat. 2016. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1544-1.pdf . Acesso em: 18 jul. 2024.

DE ANDRADE MARTINS, G. Estatística geral e aplicada. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 1999.

HUNG, A.; PARKER, A. M.; YOONG, J. Defining and measuring financial literacy. 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1498674 . Acesso em: 27 jun. 2024.

KAPOOR, K. K. et al. Advances in social media research: Past, present and future. Information Systems Frontiers, v. 20, p. 531-558, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10796-017-9810-y . Acesso em: 19 jun. 2024.

KARHAWI, I. Influenciadores digitais: o Eu como mercadoria. In: CORRÊA, E. S.; SILVEIRA, S. C. da. Tendências em comunicação digital. São Paulo: ECA/USP, 2016. p. 39-58.

M, DHIVYA; R, BALAMOUROUGANE. An Anatomization of Existing Literature on Personal Finance Practices to Perceive the Disruption during New Normal. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=4262903. Acesso em: 8 ago. 2024.

MILLER, D. et al. How the world changed social media. London: UCL Press, 2016. p. 286. Disponível em: http://library.oapen.org/handle/20.500.12657/32834 . Acesso em: 1 ago. 2024.

NADANYIOVA, M.; SUJANSKA, L. The Impact of Influencer Marketing on the Decision-Making Process of Generation Z. Economics and Culture, v. 20, n. 1, p. 68-76, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.2478/jec-2023-0006 . Acesso em: 25 jun. 2024.

OCDE. Improving Financial Literacy: Analysis of Issues and Policies. Paris: OECD Publishing, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1787/9789264012578-en. Acesso em: 4 ago. 2024.

OCDE. OECD/INFE Guidance on Digital Delivery of Financial Education. Paris: OECD Publishing, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1787/c980ce2b-en. Acesso em: 4 jul. 2024.

OCDE. OECD/INFE 2023 International Survey of Adult Financial Literacy. OECD Business and Finance Policy Papers, n. 39. Paris: OECD Publishing, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1787/56003a32-en. Acesso em: 4 ago. 2024.

PIRIS, V. Finanças pessoais fundamentos e dicas. Piracicaba: Editora Equilíbrio, 2006.

POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M.; CERETTA, P. S. Nível de alfabetização financeira dos estudantes universitários: afinal, o que é relevante? Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 12, n. 3, p. 315-334, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5329/RECADM.2013025 . Acesso em: 24 jun. 2024.

PRODANOV, C. C.; DE FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf . Acesso em: 24 jun. 2024.

QUALIBEST; SPARK. O post é pago, e aí? 3ª. Ed. mar. 2023. Disponível em: https://www.institutoqualibest.com/wp-content/uploads/3a-edicao-O-Post-e-paga-e-ai-QualiBest-Spark.pdf. Acesso em: 3 jul. 2024.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Raquel-Recuero/publication/259328435_Redes_Sociais_na_Internet/links/0c96052b036ed28f4d000000/Redes-Sociais-na-Internet.pdf . Acesso em: 13 ago. 2024.

RIBEIRO, R. R.; SILVESTRIN, C. B. Uma abordagem paranaense sobre o consumo cultural juvenil e a convergência midiática: um relato analítico. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 13, n. 37, p. 98, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.18568/1983-7070.133798-119 . Acesso em: 21 ago. 2024.

SERASA. Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas. 2024. Disponível em: https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/blog/mapa-da-inadimplencia-e-renogociacao-de-dividas-no-brasil/. Acesso em: 25 jul. 2024.

URBAN, C. et al. The effects of high school personal financial education policies on financial behavior. Economics of Education Review, v. 78, 2020. p. 101786. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2018.03.006 . Acesso em: 27 jun. 2024.

Publicado

2024-10-18