A VALORIZAÇÃO DA HERANÇA AFRICANA POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL

UMA ABORDAGEM DAS AÇÕES DO PROJETO INFÂNCIA E TEMAS SENSÍVEIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v17i45.12376

Palabras clave:

Racismo, Experiência, Literatura infantil, Educação Infantil

Resumen

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as experiências vivenciadas no projeto de extensão Infância e Temas Sensíveis, vinculado ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), Universidade Estadual do Ceará (UECE). Ao longo do ano de 2024, o projeto buscou promover a valorização da herança africana para a humanidade e contribuir para a construção da identidade étnico-racial das crianças participantes. Para isso, foi realizada uma sequência literária com turmas do Infantil IV e V, de um Centro de Educação Infantil (CEI), do município de Iguatu-CE. As vivências no CEI evidenciaram a necessidade de uma formação contínua para professores e equipe pedagógica, a fim de que possam abordar a temática de maneira consistente no cotidiano escolar, prevenindo e combatendo o racismo. Além disso, ressalta-se a relevância de proporcionar às crianças o contato com narrativas que valorizem sua ancestralidade e os traços étnicos que possuem, fortalecendo a construção de uma identidade racial que desafie e resista à retórica racista.

Biografía del autor/a

Débora Cristina Vasconcelos Aguiar, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Iguatu, CE, Brasil

Psicóloga, mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), lotada na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI). 

Anderson Silva de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Iguatu, CE, Brasil

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculado à Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI).

Luís Miguel Vieira Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Iguatu, CE, Brasil

Graduando em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculado à Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI).

Erivânia de Castro Melo, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Iguatu, CE, Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculada à Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI).

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Iguatu, CE, Brasil

Pedagoga, mestra e doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), lotada na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI). 

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Publicado

2025-02-10