Objetos de aprendizagem e alfabetização: uma proposta de uso de recursos lúdicos para crianças com dificuldades de aprendizagem

Autores/as

  • Silvio Henrique Fiscarelli Universidade Estadual Paulista, SP.
  • Camila Lourenço Morgado Universidade Estadual Paulista, SP.
  • Flavia Maria Uehara Universidade Federal de São Carlos, SP.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i18.4107

Palabras clave:

Objetos de aprendizagem. Alfabetização. Dificuldades de aprendizagem.

Resumen

Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa, em andamento, que tem por objetivo investigar o uso de Objetos de Aprendizagem (OA) como recursos de apoio a crianças com dificuldade no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação busca verificar se o uso do referido recurso tecnológico pode ajudar na superação de dificuldades de aprendizagem diagnosticadas em sala de aula e que se referem ao processo de alfabetização. A pesquisa procura explorar algumas características dos OA, que possibilitam apresentar conteúdos curriculares de uma maneira lúdica e a partir de práticas educativas realizadas fora do ambiente escolar. Embora a investigação ainda esteja em andamento, os resultados obtidos até o momento apontam que os alunos que participaram das atividades com OA conseguiram superar algumas dificuldades de aprendizagem e obtiveram melhor desempenho nas avaliações diagnósticas.

Palavras-chave: Objetos de aprendizagem. Alfabetização. Dificuldades de aprendizagem.

 

Learning and literacy objects: a proposal to use playful resources for children with learning difficulties

This paper presents the partial results of in progress research that aims to investigate the use of Learning Objects (LO) as resources to support students with difficulties in the literacy process in the initial years of Elementary Education. The goals of research is verify if the use of this technological resource, outside of school environment, can help the students to surpass difficulties in the literacy process diagnosed in the classroom. The research explore some characteristics of the technological resources, in this specific case, the characteristics of Learning Objects, that allow presenting curricular contents in a playful way and alternative practices for learning. Although the research is still in progress, the outcomes obtained at the moment indicate that students who participated in activities with LO have surpass some learning difficulties and obtained a better classification in the diagnostic evaluations.

Keywords: Learning Objects. Literacy. Learning Disabilities.

Biografía del autor/a

Silvio Henrique Fiscarelli, Universidade Estadual Paulista, SP.

Doutorado em Educação Escolar e pesquisa de Pós-Doutoramento na área de novas tecnologias junto a Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - UNESP, SP. Professor Assistente Doutor no Departamento de Didática de Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP, SP.

Camila Lourenço Morgado, Universidade Estadual Paulista, SP.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Bolsista Capes/CNPq.

Flavia Maria Uehara, Universidade Federal de São Carlos, SP.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos. Bolsista da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo.

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Publicado

2018-01-03