As relações como o saber de estudantes do ensino médio da zona rural do município de Prudentópolis
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10912Keywords:
Educação no campo, Relação com o saber, Ensino MédioAbstract
O presente artigo apresenta e discute resultados de uma dissertação de mestrado que objetivou analisar a relação com o saber de estudantes do ensino médio da zona rural do Município de Prudentópolis/PR, e suas implicações no âmbito de seu envolvimento com os ritos escolares. A partir dos referenciais teóricos oferecidos pela teoria da relação com o saber, de Bernard Charlot, concluiu-se que os sentidos atribuídos à escola pelos sujeitos da pesquisa tendem a apresentar um caráter utilitarista, em detrimento de uma mais ampla consciência acerca de sua formação intelectual. Esse resultado mostra-se como um reflexo de uma projeção sobre a escola de expectativas familiares e institucionais em função de um pretenso sucesso profissional dos jovens e da obtenção de títulos acadêmicos que, nem sempre, vinculam-se às atividades de seu cotidiano de vivências no campo.
References
BORUSZENKO, Oksana. A imigração ucraniana no Paraná. In: Colonização e migração. Anais do IV Simpósio Nacional dos Professores Universitários de História. Eurípedes Simões de Paula (Org.), São Paulo, p. 423-439, 1969.
CALDART, Roseli; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cadernos de Pesquisa, n. 97, p.47-63, maio 1996.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
CHARLOT, Berdard (org.). Os jovens e o saber, perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. Tradução Fátima Murad.
CHARLOT, Bernard. Relação com o Saber, Formação dos Professores e Globalização. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005.
CHARLOT, Bernard. A relação com o saber nos meios populares: uma investigação nos liceus profissionais de subúrbio. Porto: Livpsic, 2009. Tradução de Cataria Matos.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013. 1ª ed.
CHARLOT, Bernard; REIS, Rosemeire. As Relações com os estudos de alunos brasileiros do ensino médio. In: KRAWCZYK, Nora (org.). Sociologia do ensino médio: crítica ao economicismo na política educacional. São Paulo, Cortez, 2014.p. 63-92.
COSTENARO, Eliane Crestiane Lupepsa. Para a dona de casa: comida e identidade entre descendentes de ucranianos em Prudentópolis/PR, 1963-1976. 2013. 135 p. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati/PR.
GUÉRIOS, Paulo Renato. Memória, identidade e religião entre imigrantes rutenos e seus descendentes no Paraná. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Museu Nacional. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 2007. [Editado como A imigração ucraniana ao Paraná: memória, identidade e religião].
ed. Curitiba, PR: Editora da UFPR, 2012].
IBGE. Área da Unidade Territorial dos Municípios. 2020. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/prudentopolis/panorama Acesso em: 08 mar. 2021.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Actividad, conciencia, personalidad. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1975.
MENEZES NETO, Antônio Julio. Além da terra: cooperativismo e trabalho na educação do MST. Rio de Janeiro: Quartet, 2003.
SCHUSTER, Wladimir Teixeira; SAHR, Cicilian Luiza Lowen. O faxinal do presente e o faxinal do passado: Transformações no uso da terra no Faxinal Saudade Santa Anita – Turvo/PR. Publicatio. Vol. 15, n. 01. Ponta Grossa: UEPG, 2009.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.