As relações como o saber de estudantes do ensino médio da zona rural do município de Prudentópolis
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10912Palabras clave:
Educação no campo, Relação com o saber, Ensino MédioResumen
O presente artigo apresenta e discute resultados de uma dissertação de mestrado que objetivou analisar a relação com o saber de estudantes do ensino médio da zona rural do Município de Prudentópolis/PR, e suas implicações no âmbito de seu envolvimento com os ritos escolares. A partir dos referenciais teóricos oferecidos pela teoria da relação com o saber, de Bernard Charlot, concluiu-se que os sentidos atribuídos à escola pelos sujeitos da pesquisa tendem a apresentar um caráter utilitarista, em detrimento de uma mais ampla consciência acerca de sua formação intelectual. Esse resultado mostra-se como um reflexo de uma projeção sobre a escola de expectativas familiares e institucionais em função de um pretenso sucesso profissional dos jovens e da obtenção de títulos acadêmicos que, nem sempre, vinculam-se às atividades de seu cotidiano de vivências no campo.
Citas
BORUSZENKO, Oksana. A imigração ucraniana no Paraná. In: Colonização e migração. Anais do IV Simpósio Nacional dos Professores Universitários de História. Eurípedes Simões de Paula (Org.), São Paulo, p. 423-439, 1969.
CALDART, Roseli; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cadernos de Pesquisa, n. 97, p.47-63, maio 1996.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
CHARLOT, Berdard (org.). Os jovens e o saber, perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. Tradução Fátima Murad.
CHARLOT, Bernard. Relação com o Saber, Formação dos Professores e Globalização. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005.
CHARLOT, Bernard. A relação com o saber nos meios populares: uma investigação nos liceus profissionais de subúrbio. Porto: Livpsic, 2009. Tradução de Cataria Matos.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013. 1ª ed.
CHARLOT, Bernard; REIS, Rosemeire. As Relações com os estudos de alunos brasileiros do ensino médio. In: KRAWCZYK, Nora (org.). Sociologia do ensino médio: crítica ao economicismo na política educacional. São Paulo, Cortez, 2014.p. 63-92.
COSTENARO, Eliane Crestiane Lupepsa. Para a dona de casa: comida e identidade entre descendentes de ucranianos em Prudentópolis/PR, 1963-1976. 2013. 135 p. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati/PR.
GUÉRIOS, Paulo Renato. Memória, identidade e religião entre imigrantes rutenos e seus descendentes no Paraná. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Museu Nacional. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 2007. [Editado como A imigração ucraniana ao Paraná: memória, identidade e religião].
ed. Curitiba, PR: Editora da UFPR, 2012].
IBGE. Área da Unidade Territorial dos Municípios. 2020. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/prudentopolis/panorama Acesso em: 08 mar. 2021.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Actividad, conciencia, personalidad. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1975.
MENEZES NETO, Antônio Julio. Além da terra: cooperativismo e trabalho na educação do MST. Rio de Janeiro: Quartet, 2003.
SCHUSTER, Wladimir Teixeira; SAHR, Cicilian Luiza Lowen. O faxinal do presente e o faxinal do passado: Transformações no uso da terra no Faxinal Saudade Santa Anita – Turvo/PR. Publicatio. Vol. 15, n. 01. Ponta Grossa: UEPG, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.