Tutor role in combating evasion in the EAD: professional perceptions of a higher education institution

Authors

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza
  • Maria Aparecida da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasielira
  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza
  • Teresa Cristina Janes Carneiro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18316/2236-6377.15.5

Keywords:

Tutor, Perceptions, Student permanence

Abstract

The study aims to analyze the role of mentoring in fighting evasion in distance education in perceptions of professionals of a higher educational institution of Ceará. For the field study, the methodological approach used was the case study, supported in data obtained through eight semi-structured interviews, research and consultations in organizational documents. The interpretation of the data was carried out based on the elaboration of the following categories: Attendance Tutor, Tutor Profile; Turnover Tutor; Importance of the Tutor; Strategies; Professor versus Tutor; Assiduity of Tutors; Building Links. The tutor emerges as the most professional impact on students’ permanence assurance, by virtue of their position in the distance education system, which ensures greater direct contact with the student.

Author Biographies

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Administração (em andamento) na Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (UECE) e graduação em Psicologia (UFC). Atua como Gerente da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, unidade vinculada a Coordenação de Gestão de Pessoas da Unilab.

Maria Aparecida da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasielira

Vinculada a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), onde atua na Área de Gestão Pública, e Educação a Distância, possui graduação em Administração de Empresas pela Escola Superior de Novos Negócios (1982), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Foi professora adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação a Distância e faz pesquisas sobre educação a distância, educação de adultos, aprendizagem gerencial e adaptação estratégica.

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994),doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGD) e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UNIFOR

Teresa Cristina Janes Carneiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Administração (2005) e mestrado em Administração (1994) pelo Instituto COPPEAD/UFRJ. Graduação em Engenharia Civil pela UFES (1986). Profissional da área de Tecnologia da Informação entre 1982 e 1999. Pesquisadora nas áreas de Administração Financeira, Sistemas de Informação, Tecnologia e Inovação. Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão Pública da UFES (2011-2015). Coordenadora da UAB/UFES (a partir de 2012). Membro do Comitê Gestor e Coordenadora da Comissão Acadêmica Nacional do PROFIAP, Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (2013-2015). Membro da Comissão de Apoio à Gestão do Programa Nacional de Formação em Administração Pública - PNAP/UAB (2009-2014). Coordenadora na UFES do Doutorado Interinstitucional (DINTER) parceria com COPPEAD/UFRJ (2010-2014) e do Curso de Graduação em Administração Modalidade a Distância (2006-2012). Diretora Geral de Recursos Humanos da UFES (2010-2012). Membro das Comissões Gestora e Editorial do Fórum de Coordenadores do Curso Piloto da UAB (2008-2010).

Published

2015-08-06

Issue

Section

Articles