Papel do tutor no combate à evasão na EAD: percepções de profissionais de uma instituição de ensino superior

Autores/as

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza
  • Maria Aparecida da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasielira
  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza
  • Teresa Cristina Janes Carneiro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18316/2236-6377.15.5

Palabras clave:

Tutor, Percepções, Permanência Discente

Resumen

O estudo objetiva analisar percepções sobre o papel da tutoria no enfrentamento da evasão na EaD em percepções de profissionais de uma instituição de ensino superior do Ceará. Para o estudo de campo, a abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso, com suporte em dados obtidos por meio de oito entrevistas semiestruturadas, pesquisa e consultas a documentos organizacionais. A interpretação dos dados foi efetuada com base na elaboração das seguintes categorias: Tutor Presencial, Perfil de Tutor; Rotatividade de Tutor; Importância do Tutor; Estratégias; Professor versus Tutor; Assiduidade de Tutores; Construção de Vínculos. O tutor emerge como o profissional de maior impacto para a garantia de permanência do aluno, em virtude da sua posição no sistema de EaD que garante maior contato direto com o estudante.

Biografía del autor/a

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Administração (em andamento) na Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (UECE) e graduação em Psicologia (UFC). Atua como Gerente da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, unidade vinculada a Coordenação de Gestão de Pessoas da Unilab.

Maria Aparecida da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasielira

Vinculada a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), onde atua na Área de Gestão Pública, e Educação a Distância, possui graduação em Administração de Empresas pela Escola Superior de Novos Negócios (1982), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Foi professora adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação a Distância e faz pesquisas sobre educação a distância, educação de adultos, aprendizagem gerencial e adaptação estratégica.

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994),doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGD) e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UNIFOR

Teresa Cristina Janes Carneiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Administração (2005) e mestrado em Administração (1994) pelo Instituto COPPEAD/UFRJ. Graduação em Engenharia Civil pela UFES (1986). Profissional da área de Tecnologia da Informação entre 1982 e 1999. Pesquisadora nas áreas de Administração Financeira, Sistemas de Informação, Tecnologia e Inovação. Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão Pública da UFES (2011-2015). Coordenadora da UAB/UFES (a partir de 2012). Membro do Comitê Gestor e Coordenadora da Comissão Acadêmica Nacional do PROFIAP, Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (2013-2015). Membro da Comissão de Apoio à Gestão do Programa Nacional de Formação em Administração Pública - PNAP/UAB (2009-2014). Coordenadora na UFES do Doutorado Interinstitucional (DINTER) parceria com COPPEAD/UFRJ (2010-2014) e do Curso de Graduação em Administração Modalidade a Distância (2006-2012). Diretora Geral de Recursos Humanos da UFES (2010-2012). Membro das Comissões Gestora e Editorial do Fórum de Coordenadores do Curso Piloto da UAB (2008-2010).

Publicado

2015-08-06

Número

Sección

Artigos