Papel do tutor no combate à evasão na EAD: percepções de profissionais de uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.18316/2236-6377.15.5Palavras-chave:
Tutor, Percepções, Permanência DiscenteResumo
O estudo objetiva analisar percepções sobre o papel da tutoria no enfrentamento da evasão na EaD em percepções de profissionais de uma instituição de ensino superior do Ceará. Para o estudo de campo, a abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso, com suporte em dados obtidos por meio de oito entrevistas semiestruturadas, pesquisa e consultas a documentos organizacionais. A interpretação dos dados foi efetuada com base na elaboração das seguintes categorias: Tutor Presencial, Perfil de Tutor; Rotatividade de Tutor; Importância do Tutor; Estratégias; Professor versus Tutor; Assiduidade de Tutores; Construção de Vínculos. O tutor emerge como o profissional de maior impacto para a garantia de permanência do aluno, em virtude da sua posição no sistema de EaD que garante maior contato direto com o estudante.
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