Papel do tutor no combate à evasão na EAD: percepções de profissionais de uma instituição de ensino superior

Autores

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza
  • Maria Aparecida da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasielira
  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza
  • Teresa Cristina Janes Carneiro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18316/2236-6377.15.5

Palavras-chave:

Tutor, Percepções, Permanência Discente

Resumo

O estudo objetiva analisar percepções sobre o papel da tutoria no enfrentamento da evasão na EaD em percepções de profissionais de uma instituição de ensino superior do Ceará. Para o estudo de campo, a abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso, com suporte em dados obtidos por meio de oito entrevistas semiestruturadas, pesquisa e consultas a documentos organizacionais. A interpretação dos dados foi efetuada com base na elaboração das seguintes categorias: Tutor Presencial, Perfil de Tutor; Rotatividade de Tutor; Importância do Tutor; Estratégias; Professor versus Tutor; Assiduidade de Tutores; Construção de Vínculos. O tutor emerge como o profissional de maior impacto para a garantia de permanência do aluno, em virtude da sua posição no sistema de EaD que garante maior contato direto com o estudante.

Biografia do Autor

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Administração (em andamento) na Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (UECE) e graduação em Psicologia (UFC). Atua como Gerente da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, unidade vinculada a Coordenação de Gestão de Pessoas da Unilab.

Maria Aparecida da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasielira

Vinculada a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), onde atua na Área de Gestão Pública, e Educação a Distância, possui graduação em Administração de Empresas pela Escola Superior de Novos Negócios (1982), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Foi professora adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação a Distância e faz pesquisas sobre educação a distância, educação de adultos, aprendizagem gerencial e adaptação estratégica.

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994),doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGD) e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UNIFOR

Teresa Cristina Janes Carneiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Administração (2005) e mestrado em Administração (1994) pelo Instituto COPPEAD/UFRJ. Graduação em Engenharia Civil pela UFES (1986). Profissional da área de Tecnologia da Informação entre 1982 e 1999. Pesquisadora nas áreas de Administração Financeira, Sistemas de Informação, Tecnologia e Inovação. Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão Pública da UFES (2011-2015). Coordenadora da UAB/UFES (a partir de 2012). Membro do Comitê Gestor e Coordenadora da Comissão Acadêmica Nacional do PROFIAP, Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (2013-2015). Membro da Comissão de Apoio à Gestão do Programa Nacional de Formação em Administração Pública - PNAP/UAB (2009-2014). Coordenadora na UFES do Doutorado Interinstitucional (DINTER) parceria com COPPEAD/UFRJ (2010-2014) e do Curso de Graduação em Administração Modalidade a Distância (2006-2012). Diretora Geral de Recursos Humanos da UFES (2010-2012). Membro das Comissões Gestora e Editorial do Fórum de Coordenadores do Curso Piloto da UAB (2008-2010).

Downloads

Publicado

2015-08-06

Edição

Seção

Artigos