A falta de oferta do Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica: narrativas dos professores de uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5723Keywords:
EducaçãoAbstract
Este trabalho problematiza a falta de oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Básica, a partir de narrativas de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Educação Básica em um município do Litoral Norte do Rio Grande do Sul/Brasil. A legislação brasileira da educação preconiza que seja ofertado o AEE para os alunos público-alvo da Educação Especial, em todos os níveis e modalidades do ensino, e o estudo em questão identifica que essa diretriz não é praticada de forma plena. A análise baseou-se em registros escritos de professores e de diário de bordo, a partir de questões semiestruturadas. O estudo problematizou como a falta de oferta do Atendimento Educacional Especializado na escola repercute nas narrativas produzidas por professores dos anos finais que têm alunos com deficiência incluídos em suas turmas. Evidenciam-se iniciativas dos professores, a fim de suprir a ausência do AEE, mas também preocupações quanto à eficácia dessas ações. O estudo conclui que o profissional especialista em AEE é fundamental na escola, para mediação e articulação na elaboração das estratégias pedagógicas junto aos professores do ensino comum. Destaca-se ainda que existem muitas barreiras impostas à inclusão dos alunos com deficiência, evidenciando uma enorme distância entre a legislação e a realidade educacional.
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Inclusão; Educação Básica.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.