A falta de oferta do Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica: narrativas dos professores de uma escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5723

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Este trabalho problematiza a falta de oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Básica, a partir de narrativas de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Educação Básica em um município do Litoral Norte do Rio Grande do Sul/Brasil. A legislação brasileira da educação preconiza que seja ofertado o AEE para os alunos público-alvo da Educação Especial, em todos os níveis e modalidades do ensino, e o estudo em questão identifica que essa diretriz não é praticada de forma plena. A análise baseou-se em registros escritos de professores e de diário de bordo, a partir de questões semiestruturadas. O estudo problematizou como a falta de oferta do Atendimento Educacional Especializado na escola repercute nas narrativas produzidas por professores dos anos finais que têm alunos com deficiência incluídos em suas turmas. Evidenciam-se iniciativas dos professores, a fim de suprir a ausência do AEE, mas também preocupações quanto à eficácia dessas ações. O estudo conclui que o profissional especialista em AEE é fundamental na escola, para mediação e articulação na elaboração das estratégias pedagógicas junto aos professores do ensino comum. Destaca-se ainda que existem muitas barreiras impostas à inclusão dos alunos com deficiência, evidenciando uma enorme distância entre a legislação e a realidade educacional.

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Inclusão; Educação Básica.


 

Biografia do Autor

Priscila Formagio Osório, Prefeitura Municipal de Capão da Canoa

Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, professora de Matemática na Educação Básica.

Helena Venites Sardagna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, vinvulada à Linha de Pesquisa Inovação, Diversidade e Memória em Educação. Área de concentração: educação; educação especial/inclusiva; formação de professores.

Downloads

Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Dossiê