A falta de oferta do Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica: narrativas dos professores de uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5723Palabras clave:
EducaçãoResumen
Este trabalho problematiza a falta de oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Básica, a partir de narrativas de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Educação Básica em um município do Litoral Norte do Rio Grande do Sul/Brasil. A legislação brasileira da educação preconiza que seja ofertado o AEE para os alunos público-alvo da Educação Especial, em todos os níveis e modalidades do ensino, e o estudo em questão identifica que essa diretriz não é praticada de forma plena. A análise baseou-se em registros escritos de professores e de diário de bordo, a partir de questões semiestruturadas. O estudo problematizou como a falta de oferta do Atendimento Educacional Especializado na escola repercute nas narrativas produzidas por professores dos anos finais que têm alunos com deficiência incluídos em suas turmas. Evidenciam-se iniciativas dos professores, a fim de suprir a ausência do AEE, mas também preocupações quanto à eficácia dessas ações. O estudo conclui que o profissional especialista em AEE é fundamental na escola, para mediação e articulação na elaboração das estratégias pedagógicas junto aos professores do ensino comum. Destaca-se ainda que existem muitas barreiras impostas à inclusão dos alunos com deficiência, evidenciando uma enorme distância entre a legislação e a realidade educacional.
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Inclusão; Educação Básica.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.