UMA INVESTIGAÇÃO DOS EFEITOS DOS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NO ENSINO SECUNDÁRIO NO TRNC SOBRE OS ALUNOS DE ACORDO COM AS OPINIÕES DOS ADMINISTRADORES ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i42.11713

Palavras-chave:

Norte de Chipre, Ensino, Administrador escolar, Métodos de ensino, Estudo de caso.

Resumo

O principal objetivo desta pesquisa é determinar a adequação dos métodos de ensino utilizados de acordo com as condições contemporâneas, garantir a sua implementação adequada e visar criar um impacto positivo nos alunos. Um modelo de pesquisa qualitativa foi implementado no estudo. Dentre as abordagens de pesquisa qualitativa, aplicou-se o método de entrevista semiestruturada. Na pesquisa, a amostragem proposital foi utilizada como um tipo de método de amostragem, especificamente a amostragem de bola de neve. Um formulário de entrevista semiestruturada foi elaborado pela pesquisadora para o estudo. Os dados coletados foram analisados para chegar aos resultados. De acordo com os dados obtidos, as instituições de ensino secundário na República Turca do Norte de Chipre (KKTC) sofrem de falta de infra-estruturas tecnológicas e de inadequações físicas. Os resultados mostram que os administradores escolares expressaram a opinião de que as causas subjacentes dos problemas residem na falta de infra-estruturas, salas de aula sobrelotadas e instalações físicas insuficientes.

Biografia do Autor

Sonay Dericioğlu, The University of Mediterranean Karpasia, Faculty of Education, Ecvet Yusuf Cad, Lefkoşa, Nicosia, Cyprus.

The University of Mediterranean Karpasia, Faculty of Education, Ecvet Yusuf Cad, Lefkoşa, Nicosia, Cyprus.

Hakan Topal, The University of Mediterranean Karpasia, Faculty of Education, Ecvet Yusuf Cad, Lefkoşa, Nicosia, Cyprus.

The University of Mediterranean Karpasia, Faculty of Education, Ecvet Yusuf Cad, Lefkoşa, Nicosia, Cyprus.

Behcet Öznacar , Near East University, Atatürk Faculty of Education, Yakındoğu Blv, Lefkoşa, Nicosia, Cyprus.

Near East University, Atatürk Faculty of Education, Yakındoğu Blv, Lefkoşa, Nicosia, Cyprus.

Referências

BALTACI, A. Avrupa Okullarında Dini Simgelerin Yasallığı. Cumhuriyet İlahiyat Dergisi, 21 (1), 45-80, 2017.

CHMİLİAR, L. Multiple-case designs. In A. J. Mills, G. Eurepas & E. Wiebe (Eds.), Encyclopedia of case study research (pp 582-583). USA: SAGE Publications, 2010.

CRESWELL, J. W. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. California: Sage Publications Inc, 2003.

CRESWELL, J. VE PLANO CLARK, V. L. Designing and conducting mixed method research (2nd ed). Thousand Oaks, CA: Sage, 2011.

CRESWELL, J. W. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. London: Sage, 2013.

DEMİRLİ, C. E-portfolyo öğretim sürecinin öğrenenlerin tutumları ve algıları üzerine etkisi. Yayımlanmamış doktora tezi. Fırat Üniversitesi, Sosyal Bilimler Enstitüsü, Elazığ, 2007.

DERİCİOĞLU, S., & ÖZNACAR, B. Case study on the applicability of STEM education approach in Northern Cyprus education system according to the opinions of school administrators. Revista Argentina de Clínica Psicológica, 29(5), 1776-1786, 2020.

DERİCİOĞLU, S., ÖZNACAR, B., & KÖPRÜLÜ, F. The attitudes of secondary school students living in Northern Cyprus before and after STEM education, 2022.

KÜÇÜKAHMET, L. Öğretim ilke ve yöntemleri. Ankara: Gazi Kitapevi, 2001.

KÜMBETOĞLU, B. Sosyolojide ve antropolojide niteliksel yöntem ve araştırma. İstanbul: Bağlam, 2005.

MİLES, M, B. VE HUBERMAN, A. M. Qualitative data analysis: An expanded Sourcebook. (2nd ed). Thousand Oaks, CA: Sage, 1994.

MERRİAM, S. B. Nitel araştırma: Desen ve uygulama için bir rehber (S. Turan, Çev. Ed.). Ankara: Nobel, 2013.

MURLEY, D. Innovative instructional methods. Arizona State University. The Haworth Press, 26, 2007.

NEUMAN, W. L. Toplumsal Araştırma Yöntemleri: Nicel ve Nitel Yaklaşımlar III. Cilt (5. Basım). İstanbul: Yayın Odası, 2012.

NOY, C. Sampling knowledge: The hermeneutics of snowball sampling in qualitative research. International Journal of social research methodology, 11(4), 327-344, 2008.

OZCAN, D. Eğitim Bilimlerine Giriş (2.bs.). Ankara: Pagem A Yayincilik, 2007.

ÖZNACAR, B., & DERİCİOĞLU, S. The role of school administrators in the use of technology. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 13(1), 253-268, 2017.

PATTEN, M. L. VE NEWHART, M. Understanding research methods: An overview of the essentials. New York: Routledge, 2018.

ROULSTON, K. Reflective interviewing: a guide to theory and practice. Los Angeles: Sage, 2010.

RUBİN, H. J. VE RUBİN, I. S. Qualitative interviewing: The art of hearing Ddata. Los Angeles: Sage, 2012.

TAN, Ş. Öğretim ilke ve yöntemleri. Ankara: Pegem A Yayıncılık, 2007.

YILDIRIM, A. VE ŞİMŞEK, H. Sosyal bilimlerde nitel araştırma yöntemleri. Ankara: Seçkin Yayıncılık, 2016.

Downloads

Publicado

2024-06-07

Edição

Seção

Artigos