Acessibilidade comunicacional aos surdos em ambientes culturais

Autores

  • João Paulo Ferreira Silva Universidade Federal Fluminense, RJ.
  • Angelina Accetta Rojas Universidade Federal Fluminense, RJ.
  • Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira Universidade Federal Fluminense, RJ.

DOI:

https://doi.org/10.18316/1787

Palavras-chave:

Acessibilidade. Língua brasileira de sinais. Inclusão. Museu. Surdez.

Resumo

Communicational accessibility to the deaf in cultural environments

Os sujeitos, em suas interações e diversidades, circulam em variados espaços culturais e experienciam diferentes formas de produção cultural. Ocorre que nem todos os espaços estão preparados para recepção à acessibilidade. A referência aos assuntos relacionados à acessibilidade em ambientes culturais é recorrente somente à adequação do espaço físico aos cadeirantes e muletantes. Este artigo tem o objetivo de refletir sobre os espaços artísticos e culturais acessíveis, especificamente, à participação dos surdos, usuários da língua de sinais, nos referidos espaços. A comunicação como forma de recepção acessível requer materiais interativos, bem como um programa de ação educativa para que a experiência estética seja significativa e enriquecedora na construção de identidades em constante elaboração.

Palavras-chave: Acessibilidade. Língua brasileira de sinais. Inclusão. Museu. Surdez.

Abstract

Referring to issues related to accessibility in museums, it is easy to see that in general these are conspicuous by their suitability of physical space to wheelchair users and people with crutches. However there are a few affordable to the participation of deaf cultural spaces, users of sign language. So a search for accessibility for deaf in Museums presents an important theme of communication about inclusive mediation visiting the exhibition. This work is the result of a survey on the accessibility to the deaf in museums, in view of Educational Programs and Resources Action Media used for exhibitions.

Keywords: Accessibility. Brazilian sign language. Inclusion. Museum. Deafness.

Biografia do Autor

João Paulo Ferreira Silva, Universidade Federal Fluminense, RJ.

Mestrando em Diversidade e Inclusão, Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense-UFF/RJ, Pós-Graduado Lato Sensu em Artes Plásticas pelo Centro Universitário La Salle (2010), Graduação em Licenciatura em Educação Artística pelo Instituto Metodista Bennett (2009) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira (2005). Atualmente é Professor Docente I de Artes Visuais - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Angelina Accetta Rojas, Universidade Federal Fluminense, RJ.

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Doutora em Ciências da Educação pela UDELMAR, Chile; Arte-Educadora, com especialização em História da Arte, Educação Infantil e Musicalização. Arte-Educadora do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho, Arte-Educadora do Colégio São Vicente de Paulo/RJ.

Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira, Universidade Federal Fluminense, RJ.

Doutora em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2003); Professora da Universidade Federal Fluminense; Diretora do Espaço UFF de Ciências desde 1999 e Coordenadora do curso de graduação em Ciências Biológicas de 2004 a 2010.

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2015-06-30

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