Acessibilidade comunicacional aos surdos em ambientes culturais
DOI:
https://doi.org/10.18316/1787Keywords:
Acessibilidade. Língua brasileira de sinais. Inclusão. Museu. Surdez.Abstract
Communicational accessibility to the deaf in cultural environments
Os sujeitos, em suas interações e diversidades, circulam em variados espaços culturais e experienciam diferentes formas de produção cultural. Ocorre que nem todos os espaços estão preparados para recepção à acessibilidade. A referência aos assuntos relacionados à acessibilidade em ambientes culturais é recorrente somente à adequação do espaço físico aos cadeirantes e muletantes. Este artigo tem o objetivo de refletir sobre os espaços artísticos e culturais acessíveis, especificamente, à participação dos surdos, usuários da língua de sinais, nos referidos espaços. A comunicação como forma de recepção acessível requer materiais interativos, bem como um programa de ação educativa para que a experiência estética seja significativa e enriquecedora na construção de identidades em constante elaboração.
Palavras-chave: Acessibilidade. Língua brasileira de sinais. Inclusão. Museu. Surdez.
Abstract
Referring to issues related to accessibility in museums, it is easy to see that in general these are conspicuous by their suitability of physical space to wheelchair users and people with crutches. However there are a few affordable to the participation of deaf cultural spaces, users of sign language. So a search for accessibility for deaf in Museums presents an important theme of communication about inclusive mediation visiting the exhibition. This work is the result of a survey on the accessibility to the deaf in museums, in view of Educational Programs and Resources Action Media used for exhibitions.
Keywords: Accessibility. Brazilian sign language. Inclusion. Museum. Deafness.
References
BAUMAN, Zygmund. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2003.
_____. Vida líquida. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2007.
_____. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Trad. José Gradel. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2008.
BERTALOTTI, C. C. Inclusão social das pessoas com deficiência: utopia ou possibilidades? São Paulo: Paulus Editora, 2006. (Coleção Questões Fundamentais).
BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é comunicação. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1982. Coleção Primeiros Passos – 67.
_____. Além dos meios e mensagens: introdução à comunicação como processo, tecnologia, sistema e ciência. Petrópolis: Ed. Vozes, 1986.
COHEN, Regina; DUARTE, Cristiane R.; BRASILEIRO, Alice. O acesso para todos a cultura do Rio de Janeiro. In: SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM MUSEOLOGIA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA E ESPANHOLA, I, 2009, Porto. Anais eletrônicos... Porto: Universidade do Porto. v. 2, 2009. Disponível em: <http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id03id1319id2310&sum=sim>. Acesso em: 2 jan. 2014.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 11 ed. Rio de Janeiro: Ed. DP&A, 2006.
O'DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. Tradução Carlos S. Mendes Rosa. Coleção a. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2002.
PARADINAS, Pedro Lavado. Museus sin barreras y sin fronteiras: acessibilidad, comunicabilidade e integratión. Boletim da Asociación Asturiana de Bibliotecarios, Archiveros, Documentalistas y Museólogos – AABADOM, Barcelona, enero-junio. 2002. Disponível em: <http://aabadom.wordpress.com/publicaciones/2002-xiii-enero-junio/>. Acesso em: 27 fev. 2014.
QUADROS, Ronice Müller de. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Ronice Müller de Quadros e Lodenir Becker Karnopp. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2004.
_____. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa / Secretaria de Educação Especial; Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos - Brasília: MEC; SEESP, 2004. p. 94: il.
SANTOS, Sónia Maria Almeida. Museus inclusivos: realidade ou utopia? In: SEMEDO, Alice; COSTA, Patrícia (Org.). Ensaios e práticas em museologia. Porto, Portugual: Editora da Universidade do Porto, 2011. Disponível em: <http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id03id1356id2411&sum=sim>. Acesso em: 2 mar. 2014.
SARRAF, Viviane Panelli. Acessibilidade e comunicação sensorial nos museus e espaços culturais: novos desafios para a mediação. In: SANTOS, Anderson Pinheiro (Org.). Diálogos entre arte e público. Recife, v. 3, 2010. Disponível em: <http://dialogosentrearteepublico.blogspot.com/2011/06/lancamento-do-caderno-de-textos.html>. Acesso em: 4 mar. 2014.
_____. Reabilitação do museu: políticas de inclusão cultural por meio da acessibilidade. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Departamento de Ciência da Informação/Escola de Comunicações e Artes/USP, São Paulo, 2008.
SILVA, Frederico Barbosa da; JACCOUD, Luciana; BEGHIN, Nathalie. Políticas sociais no Brasil: participação social, conselhos e parcerias. In: JACCOUD, Luciana (Org.). Questão social e políticas sociais no Brasil contemporâneo. Ipea, Brasília, 2005. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/Cap_8-10.pdf>. Acesso em: 7 fev. 2014.
SKLIAR, Carlos. Bilinguismo e biculturalismo: uma análise sobre as narrativas tradicionais na educação dos surdos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 8, p. 44-57, maio/ago. 1998.
_____. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3 ed. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2005.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Ed. UFSC, 2008.
TOJAL, Amanda Pinto da Fonseca. Museu de arte e público especial. 1999. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
_____. Políticas públicas culturais de inclusão de públicos especiais em museus. 2007. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
_____; OLIVEIRA, Margarete de; COSTA, Maria Christina da Silva; RIBEIRO, Sabrina Denise. A inclusão de públicos especiais em museus: o Programa Educativo para Públicos Especiais da Pinacoteca do Estado de São Paulo. In: SANTOS, Anderson Pinheiro (Org.). Diálogos entre arte e público. Recife: v. 3, 2010. Disponível em: <http://dialogosentrearteepublico.blogspot.com/2011/06/lancamento-do-caderno-de-textos.html>. Acesso em: 10 fev. 2014.
ZOVICO, Neivaldo Augusto. Acessibilidade em museus para surdos: como andam as políticas públicas e ações para atendimento de visitantes surdos? Revista Nacional de Reabilitação Reação, São Paulo, Ano XIV, n. 78, 2011. Disponível em: <http://acessibilidadeparasurdos.blogspot.com/2011_02_01_archive.html>. Acesso em: 2 fev. 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.