Desempenho acadêmico: implicações da relação entre habilidades sociais e inteligência fluida

Adriana Penha da Costa Lima Peçanha, Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota, Marsyl Bulkool Mettrau, Reivani Chisté Zanotelli Buscacio, Adriana Benevides Soares

Resumo


A inteligência fluida refere-se à capacidade da pessoa em buscar soluções para problemas rotineiros, em situações interpessoais utilizando o raciocínio. Sendo assim, o estudo visou investigar a relação entre a inteligência fluida e as habilidades sociais de estudantes do Ensino Fundamental. Participaram 150 alunos com diferentes idades e escolaridades, de ambos os sexos. Foram utilizados os instrumentos Teste Matrizes Progressivas de Raven e o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes. A principal contribuição foi apontar relações entre habilidades sociais e inteligência mostradas a partir das correlações positivas, porém fracas, entre os escores do Raven e os do Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA). Dessa forma, foi evidenciada a relação entre os dois construtos e proposta a promoção de estratégias e políticas que favoreçam o desenvolvimento das habilidades sociais em diferentes faixas etárias de escolas públicas e privadas.


Palavras-chave


Habilidades sociais. Inteligência fluida. Estudantes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v11i25.5241

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