Adaptabilidade de carreira, maturidade para escolha profissional e habilidades sociais na adaptação à universidade em estudantes universitários.

Autores

  • Adriana Benevides Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Professora
  • Heloisa Passos e Martins Instituto de Psicologia- Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v12i26.5420

Palavras-chave:

Adaptação a Universidade. Estudantes universitários. Variáveis psicossociais.

Resumo

Este estudo visa discutir teoricamente a adaptação de estudantes à Universidade considerando variáveis psicossociais que a literatura tem mostrado estarem associadas à permanência de estudantes universitários na Instituição de Ensino Superior. Há estudos que indicam que além da importância econômica e vocacional, a universidade é local de aprimorar o desenvolvimento pessoal, obter mudanças de atitudes, valores, desenvolvimento de carreira e qualidade de vida. Entretanto, a transição do Ensino Médio para o Superior, embora traga benefícios aos alunos, pode trazer também vivências negativas, considerada por alguns como geradora de momentos críticos. São apresentadas e discutidas, com isso, variáveis relacionadas à adaptação à Universidade: as habilidades sociais (comportamentos necessários para uma relação interpessoal saudável de acordo com os parâmetros de cada cultura), a adaptabilidade à carreira (o equilíbrio almejado entre o trabalho e vida pessoal) e a maturidade profissional (conjunto de comportamentos que visam a escolha profissional de forma madura e consciente).

Biografia do Autor

Adriana Benevides Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Professora

Doutorado em Psicologia Cognitiva pelo Université de Paris Sud, França; Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Heloisa Passos e Martins, Instituto de Psicologia- Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)