Adaptabilidade de carreira, maturidade para escolha profissional e habilidades sociais na adaptação à universidade em estudantes universitários.
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v12i26.5420Keywords:
Adaptação a Universidade. Estudantes universitários. Variáveis psicossociais.Abstract
Este estudo visa discutir teoricamente a adaptação de estudantes à Universidade considerando variáveis psicossociais que a literatura tem mostrado estarem associadas à permanência de estudantes universitários na Instituição de Ensino Superior. Há estudos que indicam que além da importância econômica e vocacional, a universidade é local de aprimorar o desenvolvimento pessoal, obter mudanças de atitudes, valores, desenvolvimento de carreira e qualidade de vida. Entretanto, a transição do Ensino Médio para o Superior, embora traga benefícios aos alunos, pode trazer também vivências negativas, considerada por alguns como geradora de momentos críticos. São apresentadas e discutidas, com isso, variáveis relacionadas à adaptação à Universidade: as habilidades sociais (comportamentos necessários para uma relação interpessoal saudável de acordo com os parâmetros de cada cultura), a adaptabilidade à carreira (o equilíbrio almejado entre o trabalho e vida pessoal) e a maturidade profissional (conjunto de comportamentos que visam a escolha profissional de forma madura e consciente).
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.