Sala de recursos multifuncional: espaço educacional colaborativo para o ensino de língua portuguesa escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i32.8380

Palavras-chave:

Equidade. Acessibilidade. Educação Inclusiva.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma prática exitosa desenvolvida na Sala de Recursos Multifuncional para a aquisição da língua portuguesa de alunos com impedimento auditivo da rede regular de ensino. Ele visa caracterizar os caminhos traçados deste processo, bem como o desenvolvimento da escrita do aluno com impedimento auditivo, além de apresentar possibilidades para que o ensino seja alcançado de forma significativa. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica narrativa, descritiva e explicativa, a fim de exemplificar as possibilidades de estratégias de ensino sob a ótica metodológica bilíngue. Como resultado apresentamos práticas diferenciadas desenvolvidas em espaços formais e não formais, como visitas guiadas e o projeto “Sinal Verde para Todos”. Concluímos que as atividades aqui relatadas contribuíram para um ensino de qualidade e realizado de forma eficaz, principalmente porque respeitamos as conquistas linguísticas dos alunos. A inclusão dos discentes no ensino regular é um processo de extrema valia, pois é na diferença e na diversidade de corpos que todos tiveram a oportunidade de atingir o sentido de cidadania.

Biografia do Autor

Luciana da Silva Goudinho, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTin) pela UFF; Docente da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME) no cargo de Professor I Bilíngue e Professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) concursada pela Rede Municipal do Rio de Janeiro.

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela UFF; Professor na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro; Professor permanente dos programas de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão (CMPDI) e de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTin) da UFF.

Sandro Medeiros Portella, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Ciências e Biotecnologia pelo Programa de Pós-graduação em Ciências e Biotecnologia da UFF; Doutorando em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTin) pela UFF; Professor Bilíngue formado pelo Departamento de Ensino Superior (DESU) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) com formação Bilíngue de Pedagogia; Docente da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME) no cargo de Professor I Bilíngue.

Sérgio Coelho Crespo, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ); Mestre em Engenharia de Software pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Professor na UFF; Coordenador do Programa de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTin) da UFF, Brasil; Líder do grupo de pesquisa CNPq: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. É professor convidado no Programa de Mestrado em TICs na Universidade Tecnológica do Panamá, República do Panamá.

Downloads

Publicado

2022-05-04

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)