Desenvolvimento de materiais didáticos para a educação inclusiva

Ruth Maria Mariani Braz, Sandro Medeiros Portella, Isabela Pinto Vilela, Fátima Cristina Andrade da Silva, Luis Otávio Pimentel dos Santos, Elias dos Santos Silva Junior, Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto

Resumo


A relevância social e pedagógica do tema: desenvolvimento de materiais didáticos para atender a todos e com todos tem sido ofertada em cursos de pós-graduação no Brasil, como, por exemplo, o curso de mestrado profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Assim, a nossa ação, neste artigo, é divulgar os materiais criados ou adaptados, como recursos pedagógicos, que são produzidos através do Núcleo de inclusão Projeto Galileu Galilei. Utilizamos a metodologia qualitativa com resoluções de problemas, firmados na diversidade e na inclusão. Realizamos um levantamento bibliográfico e o teste in locus de cada material, a fim de validar perante a comunidade escolar os produtos aqui apresentados. Os resultados foram a criação de materiais como: cartilha de Bullying para surdos; jogos de sensibilização para inclusão de todos nas aulas de Educação Física; catálogo com os livros de literatura em Libras; CriarteLibras; mapas táteis adaptados para cegos e o site contendo todos os resultados: https://projetogalileugalilei.wordpress.com/. Todos os recursos poderão ser uma alternativa para uma nova organização do saber entendemos que estamos proporcionando o acesso ao conhecimento, à comunicação e a aprendizagem de qualidade.


Palavras-chave


Equidade. Núcleo de Educação Inclusiva. Projeto Galileu Galilei. Formação docente e perspectiva inclusiva.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v13i29.6484

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