A “Baba antropofágica” de Lygia Clark e os “Parangolés” de Hélio Oiticica como arte de performance
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.3132Keywords:
Lygia Clark. Hélio Oiticica. Performance. Artes visuais.Abstract
Este artigo busca refletir, através de uma análise bibliográfica, sobre os trabalhos de dois artistas visuais ativos na década de 1970 e que expandiram os limites das artes visuais para o campo da performance. São eles Hélio Oiticica e Lygia Clark. Eles nos deixam ver que as performances (com relação próxima ao teatro) e as artes visuais (ligadas à materialidade simbólica dos objetos) se engalfinham, ampliando e renovando seus campos de presença nas artes e instaurando modelos inovadores de colaboração. Também, o uso da arte da performance nas instituições escolares pode se ajudar estudantes, é que este pode ser um meio expressivo, rico e diversificado.
Palavras-chave: Lygia Clark. Hélio Oiticica. Performance. Teatro. Artes Visuais.
References
BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. Ensino de arte no Brasil: As pectos históricos e metodológicos. Rede São Paulo de Formação Docente. UNESP, 2011.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins, 2009.
CANONGIA, Ligia. O legado dos anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 2005.
GOLDBERG, Roselee. Performance: A Hidden History. IN: Battcock, Gregory and Nickas, Robert (ed). The Art of Performance. A Critical Anthology. New York: E. P. Dutton, 1984, pag. 24-36.
MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
MILLIET, Maria Alice. Lygia Clark: obra-trajeto. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Vozes, 1977, 12ª Edição
RODRIGUES, Walace. A arte vivencial de Adélia Prado e Lygia Clark em contato. Dissertação de mestrado apresentada à Universiteit Leiden (Países Baixos, Leiden). Mestrado em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios, 2009.
RODRIGUES, Walace. Fricções entre a posesia de Adélia Prado e as performances de Lygia Clark. IN: Trama Interdisciplinar. ISSN 2177-5672, v. 3, n. 2, 2012, pág. 155-168.
RODRIGUES, Walace. Mulheres artistas visuais na arte atual: o caso de Joana Vasconcelos, Kara Walker e Beatriz Milhazes. IN: ANTHESIS: Revista de Letras e Educação da Amazônia Sul-Ocidental. ISSN 2317-0824, ano 02, n. 04. Cruzeiro do Sul (AC): UFAC/CEL (Campus Floresta), 2013, pág. 1-13.
SCHECHNER, Richard. “O que é performance?”. IN: Performance studies: an introduccion, second edition. New York & London: Routledge, 2006, pág. 28-51.
SILVA, Renato Rodrigues da. Oiticica ou a arte da transgressão. IN: Revista USP. São Paulo, n.57, ISSN 2316-9036, março/maio 2003, pág. 181-195.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.