A “Baba antropofágica” de Lygia Clark e os “Parangolés” de Hélio Oiticica como arte de performance
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.3132Palabras clave:
Lygia Clark. Hélio Oiticica. Performance. Artes visuais.Resumen
Este artigo busca refletir, através de uma análise bibliográfica, sobre os trabalhos de dois artistas visuais ativos na década de 1970 e que expandiram os limites das artes visuais para o campo da performance. São eles Hélio Oiticica e Lygia Clark. Eles nos deixam ver que as performances (com relação próxima ao teatro) e as artes visuais (ligadas à materialidade simbólica dos objetos) se engalfinham, ampliando e renovando seus campos de presença nas artes e instaurando modelos inovadores de colaboração. Também, o uso da arte da performance nas instituições escolares pode se ajudar estudantes, é que este pode ser um meio expressivo, rico e diversificado.
Palavras-chave: Lygia Clark. Hélio Oiticica. Performance. Teatro. Artes Visuais.
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