Atividades de divulgação científica sobre o matemático Alan Turing e o tema da homofobia
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v14i32.9118Keywords:
Preconceito. Educação. Direitos Humanos. História da Ciência.Abstract
Este artigo investiga os resultados e os impactos de atividades de divulgação científica que tiveram o matemático Alan Turing e a questão da homofobia como temas centrais e que ocorreram nos meses de outubro e novembro de 2019, junto a alunos de ensino médio de escolas estaduais situadas em Caraguatatuba. Essas ações abordaram a vida e a obra de Alan Turing, o seu papel na elaboração do conceito moderno de computador e a condenação criminal que ele recebeu da justiça britânica devido à sua homossexualidade. Elas também trabalharam com questões relacionadas à homofobia e aos preconceitos contra membros da população LGBT. Como fundamentação para estas apresentações, foram analisados alguns referenciais teóricos acerca dos temas abordados, sobretudo em artigos científicos e trabalhos acadêmicos. Para a sua realização foram pesquisados e utilizados vídeos de curta duração. As atividades tiveram uma abordagem interdisciplinar e dialogaram com tópicos tanto das ciências exatas, quanto das ciências humanas. Após as atividades realizadas em duas escolas, um número total de N=60 alunos presentes responderam um questionário com o objetivo de investigar as suas concepções sobre os temas tratados. Os resultados apontam para a importância de aprofundar o debate sobre a homofobia na educação básica.Downloads
Published
2022-05-05
Issue
Section
Artigos
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.
Â