Atividades de divulgação científica sobre o matemático Alan Turing e o tema da homofobia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i32.9118

Palabras clave:

Preconceito. Educação. Direitos Humanos. História da Ciência.

Resumen

Este artigo investiga os resultados e os impactos de atividades de divulgação científica que tiveram o matemático Alan Turing e a questão da homofobia como temas centrais e que ocorreram nos meses de outubro e novembro de 2019, junto a alunos de ensino médio de escolas estaduais situadas em Caraguatatuba. Essas ações abordaram a vida e a obra de Alan Turing, o seu papel na elaboração do conceito moderno de computador e a condenação criminal que ele recebeu da justiça britânica devido à sua homossexualidade. Elas também trabalharam com questões relacionadas à homofobia e aos preconceitos contra membros da população LGBT. Como fundamentação para estas apresentações, foram analisados alguns referenciais teóricos acerca dos temas abordados, sobretudo em artigos científicos e trabalhos acadêmicos. Para a sua realização foram pesquisados e utilizados vídeos de curta duração. As atividades tiveram uma abordagem interdisciplinar e dialogaram com tópicos tanto das ciências exatas, quanto das ciências humanas. Após as atividades realizadas em duas escolas, um número total de N=60 alunos presentes responderam um questionário com o objetivo de investigar as suas concepções sobre os temas tratados. Os resultados apontam para a importância de aprofundar o debate sobre a homofobia na educação básica.

Biografía del autor/a

Nicoli Rocha Santos, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba/ Discente.

Graduanda no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Caraguatatuba.

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Caraguatatuba/ Docente.

Doutor em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo (USP); Docente de Física dos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Publicado

2022-05-05

Número

Sección

Artigos

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