ESCREVENDO JOGOS EDUCACIONAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM INSTRUCIONAL ALTERNATIVA
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i36.9753Keywords:
Escrita de jogos educacionais, Metodologias Ativas, Jogabilidade.Abstract
Este artigo trata da escrita de jogos educacionais, percorrendo os principais elementos de jogos e suas metodologias de seleção de conteúdo educacional. O objetivo principal é de refletir sobre como se escreve jogos educacionais, pela metodologia de revisão bibliográfica. As abordagens instrucionais, tradicional e alternativa, formam uma narrativa polarizada, conduzindo à reflexão sobre a melhor forma de adequar jogos educativos ao currículo. A abordagem tradicional ensina a elaboração de objetivos instrucionais antes do desenho dos jogos educacionais. A abordagem alternativa propõe um modelo baseado em contação de estórias para a seleção de conteúdo instrucional. Estórias são criadas por conflitos emocionais e de interesses, utilizar estes conflitos para criar uma narrativa de antagônicos favorece o engajamento e aprendizagem significativa. Ferramentas técnicas adequadas empregadas na criação de jogos educacionais devem ser sempre estudadas visando à eficiência do desenho de jogos e a eficácia da aprendizagem. A principal conclusão deste trabalho é que as abordagens tradicional e alternativa não são antagônicas e ambas podem ser incorporadas na escrita de jogos digitais educacionais.
Palavras-chave: Escrita de jogos educacionais; Metodologias Ativas; Jogabilidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.