ESCREVENDO JOGOS EDUCACIONAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM INSTRUCIONAL ALTERNATIVA

Autores

  • Daniel Mill UFSCAR/SP
  • Priscila Andreoni Ribeiro UFSCAR/SP
  • Braian Veloso UFSCAR/SP

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i36.9753

Palavras-chave:

Escrita de jogos educacionais, Metodologias Ativas, Jogabilidade.

Resumo

Este artigo trata da escrita de jogos educacionais, percorrendo os principais elementos de jogos e suas metodologias de seleção de conteúdo educacional. O objetivo principal é de refletir sobre como se escreve jogos educacionais, pela metodologia de revisão bibliográfica. As abordagens instrucionais, tradicional e alternativa, formam uma narrativa polarizada, conduzindo à reflexão sobre a melhor forma de adequar jogos educativos ao currículo. A abordagem tradicional ensina a elaboração de objetivos instrucionais antes do desenho dos jogos educacionais. A abordagem alternativa propõe um modelo baseado em contação de estórias para a seleção de conteúdo instrucional. Estórias são criadas por conflitos emocionais e de interesses, utilizar estes conflitos para criar uma narrativa de antagônicos favorece o engajamento e aprendizagem significativa.  Ferramentas técnicas adequadas empregadas na criação de jogos educacionais devem ser sempre estudadas visando à eficiência do desenho de jogos e a eficácia da aprendizagem. A principal conclusão deste trabalho é que as abordagens tradicional e alternativa não são antagônicas e ambas podem ser incorporadas na escrita de jogos digitais educacionais.

 

Palavras-chave: Escrita de jogos educacionais; Metodologias Ativas; Jogabilidade.

Biografia do Autor

Daniel Mill, UFSCAR/SP

Doutor em Educação e Professor da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Priscila Andreoni Ribeiro, UFSCAR/SP

Especialista em Jogos e Gamificação na Educação

Braian Veloso, UFSCAR/SP

Mestre e Doutorando em Educação

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Publicado

2023-03-10

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