Relação entre inteligência, habilidades sociais e sintomas depressivos em adolescentes do Ensino Médio

Autores/as

  • Mary Anne Rodrigues Prata Universidade Salgado de Oliveira e Universidade Federal do Amazonas
  • Adriana Benevides Soares Universidade Salgado de Oliveira e Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18316/1317

Palabras clave:

Adolescentes. Habilidades Sociais. Inteligência. Depressão.

Resumen

Este estudo objetivou investigar a correlação entre habilidades sociais, inteligência e sintomas depressivos em adolescentes finalistas do Ensino Médio. Participaram da pesquisa 289 estudantes, 163 meninas e 126 rapazes, com média de 17,5 anos de idade, de colégios públicos e privados. Os instrumentos utilizados foram a Prova de Raciocínio Abstrato (RA); Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette) e o Inventário de Depressão de Beck (BDI). Nos resultados, observou-se que a maioria dos estudantes está no nível ausente/mínimo de sintoma depressivo; nas correlações, houve resultados positivos entre sintomas depressivos e habilidade social (dificuldade) nas subescalas empatia, autocontrole, abordagem afetiva, desenvoltura social; inteligência e habilidade social (frequência) nas subescalas empatia, autocontrole, civilidade e desenvoltura social. Os resultados mostraram-se significativos, porém com baixa correlação. Sendo assim, os dados sugerem que os adolescentes estão se adaptando às adversidades dos contextos situacionais e conseguindo enfrentar os desafios de chegar ao começo da próxima etapa de vida sem prejuízos emocionais.

Palavras-chave: Adolescentes. Habilidades Sociais. Inteligência. Depressão.

Relationship between intelligence, social skills and symptoms of depression in high school adolescents

Abstract

This study aimed to investigate the links between social skills, intelligence and depressive symptoms in adolescents in the last year of high school. The participants of this research were 289 students being 163 girls, 126 boys, mean age 17,5 years, from public and private schools. The instruments used were: Abstract Reasoning Test (AR); Adolescent Social Skills Inventory (IHSA); and the Beck Depression Inventory (BDI). In the results we observe that most students are at absent/minima level of depressive symptoms; In the correlations we found positive results between depressive symptoms and social skills (difficulty) in subscales empathy, self-control, affect approach, social development; intelligence and social skills (frequency) in subscale empathy, self-control, civility, social development. The results showed to be significant, but with low correlation. Thus, the data suggest that adolescents are adapting situational adversity and they are managing to confront challenges to get to the beginning of the next stage of life without emotional damage.

Keywords: Adolescent. Social Skills. Intelligence. Depression.

 

Biografía del autor/a

Mary Anne Rodrigues Prata, Universidade Salgado de Oliveira e Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira

Adriana Benevides Soares, Universidade Salgado de Oliveira e Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora pela Universidade de Paris XI, Pos doutora pela UFSCAr

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Publicado

2014-12-15

Número

Sección

Artigos

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