Transtorno do Espectro Autista na Educação Superior: perspectivas e desafios evidenciados por docentes universitários no processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v13i30.8798Palabras clave:
Educação. Educação Inclusiva. Transtorno do Espectro Autista. Docência Universitária.Resumen
Na educação superior, a inclusão de pessoas com deficiência, como os autistas, é recente. A entrada desses alunos é uma evolução no contexto educacional. Desta forma, é importante relembrar que o fato de o aluno autista estar em sala de aula não significa que ele esteja ativo nas atividades acadêmicas, e compreendendo o conteúdo passado. Por isso, é indispensável que a metodologia seja adaptada, para que realmente ocorra a inclusão discente. Neste ínterim, este artigo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas por professores de um estudante com Transtorno do Espectro Autista desde o reconhecimento à inclusão no âmbito educacional em uma Instituição de Educação Superior. Foi convidado um professor com o título de bacharel e dois licenciados. A fundamentação metodológica adotada nesta pesquisa foi qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio da observação participante, registros em um diário de campo e entrevistas semiestruturadas gravadas. Através do estudo, os principais achados da pesquisa apontaram que, inicialmente, foi um desafio para os professores lidar com a situação, uma vez que a maioria deles não sabia como lidar com o aluno, sendo que suas condutas foram sendo descobertas no dia a dia, buscando sempre manter a atenção do aluno. Os professores relataram, ainda, que foi um desafio o processo de ensino-aprendizagem, entretanto, estes foram capazes de entender e respeitar as particularidades do acadêmico e assim aprenderam a considerar com as estereotipias e os momentos em que o aluno se dispersava com facilidade dentro do ambiente áulico.Descargas
Publicado
2021-08-31
Número
Sección
Artigos
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