VERIFICANDO A VALIDADE E CONFIABILIDADE DA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE BURNOUT EMOCIONAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS TURCOS
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i44.12097Palavras-chave:
avaliação de burnout, escala central do instrumento de avaliação de burnout, validação, confiabilidadeResumo
A escala de avaliação de exaustão emocional foi testada quanto à validade e confiabilidade em diferentes culturas. Neste estudo, a versão curta do Núcleo de Avaliação de Exaustão Emocional (BAT-C) foi originalmente desenvolvida por Schaufeli et al. (2020b) e foi adaptada para o turco. A escala turca foi aplicada a 359 alunos que estudam em uma universidade estadual no ano acadêmico de 2022-2023. O estudo é significativo na coleta de dados e no fornecimento de experiências de avaliação de exaustão emocional aos universitários. A versão curta do Núcleo de Avaliação de Exaustão Emocional consiste em 4 subdimensões. No estudo de adaptação, foram coletadas as opiniões de um total de seis especialistas nas áreas de tradução e avaliação. Análises de confiabilidade foram conduzidas e um teste de ajuste de modelo e análise fatorial confirmatória (CFA) foram organizados. Conforme relatado, a estrutura quadridimensional do Núcleo de Avaliação de Exaustão Emocional foi confirmada. Neste estudo, a análise de confiabilidade avaliou a consistência interna da escala e o valor alfa de Cronbach. O coeficiente geral de consistência interna da escala foi determinado como 0,97. A versão turca e curta da Escala Básica de Avaliação de Exaustão Emocional foi confirmada pela análise CFA como confiável e válida no grupo amostral
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