Gestão de canteiro de obras: diretrizes para capacitação na construção civil

Autores

  • Felipe da Conceição Dias Universidade Estadual do Rio de Janeiro / Aluno.
  • Maria Iaponeide Fernandes Macêdo Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Professora.
  • Paula de Castro Brasil Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Professora.
  • Gisele Duarte Caboclo Antolin Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Professora.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.10556

Palavras-chave:

Canteiro de obra, Capacitação, Construção civil, Segurança do trabalho.

Resumo

Este artigo, decorrente de um estudo de caso com abordagem qualitativa, teve por objetivo propor diretrizes para um programa de capacitação da mão de obra nas atividades da construção civil, para empresas de pequeno porte, tendo como foco a segurança do trabalho. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica das principais normas de segurança e realizado um estudo de caso em um canteiro de obras de uma construtora. A partir das análises realizadas in loco e das entrevistas com os colaboradores, foi observada a necessidade de propor um programa de treinamento específico que contemplasse os cargos e serviços. Os resultados da pesquisa revelaram a necessidade do comprometimento de todos os envolvidos no canteiro com as normas vigentes e treinamentos para a eficácia da segurança no trabalho. Destaca-se ainda a importância de responsável técnico para a implantação do programa de treinamento e do seu acompanhamento visando a mitigação de riscos no canteiro de obras. 

Biografia do Autor

Felipe da Conceição Dias, Universidade Estadual do Rio de Janeiro / Aluno.

Estudante de graduação em Engenharia de Produção da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Maria Iaponeide Fernandes Macêdo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Professora.

Doutorado em Físico-Química de Materiais pela Universidade Estadual de Campinas-SP; Professora da Faculdade de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus Zona Oeste (UERJ-ZO); Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais, ministrando a disciplina Tecnologia dos Compósitos e no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental; Coordena o Grupo de Pesquisa em Materiais Avançados, Nanotecnologia, Energia e Meio Ambiente no Laboratório de Processos Industriais e Nanotecnologia (LPIN).

Paula de Castro Brasil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Professora.

Doutora em Arquitetura (linha de pesquisa Projeto e Sustentabilidade) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/ UFRJ); Pós-doutorado em Inovação e tecnologias para a qualidade do projeto pelo PPGAU da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Fraunhofer Institut; Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Pesquisadora do Laboratório de Conservação de Energia e Conforto Ambiental (LabCECA/UFF) na área de gestão de processo de projeto em edificações sustentáveis; Coordena o grupo de pesquisa Gestão de projetos e sustentabilidade (GPS).

Gisele Duarte Caboclo Antolin, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Professora.

Doutorado em Ciência dos Materiais no Instituto Militar de Engenharia; Professora da UERJ-ZO, atuando como docente nos cursos de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de produção; É membra do Núcleo de Tecnologias Emergentes da UEZO (NTE-UEZO); Membra do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Engenharia da UEZO (NDE) e do Colegiado dos Cursos de Engenharia da UEZO.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)