Impactos da arquitetura escolar na qualidade do ensino brasileiro

Paula de Castro Brasil, Juliana Christiny Silva

Resumo


A edificação de ensino é responsável por proporcionar ambientes de aprendizado e socialização. A escola deve articular o sistema de aprendizagem e a ambiência necessária para sua aplicação. A presente pesquisa tem o objetivo de analisar a arquitetura escolar e suas influencias na qualidade do ensino, no desempenho dos alunos, professores e colaboradores. Para tal, foi analisado o histórico da implantação da educação no Brasil até a atualidade. Além disso, foram investigadas as leis e parâmetros vigentes que regularizam a concepção de projetos escolares.   A partir dos dados coletados foi possível constatar que as escolas brasileiras possuem grande déficit de conforto ambiental, o que demonstra a necessidade de revisões nos parâmetros de conforto ambiental aplicados nas construções de ensino. Observa-se ainda, que é preciso projetar escolas que atendam de maneira concreta o programa pedagógico, o programa de necessidades e as características climáticas de cada região, a fim de atender aos usuários e a comunidade para qual irá oferecer seus ofícios.


Palavras-chave


Arquitetura escolar no Brasil. Qualidade do ensino. Processo de projeto.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v10i21.4881

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