Impactos da arquitetura escolar na qualidade do ensino brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v10i21.4881Palavras-chave:
Arquitetura escolar no Brasil. Qualidade do ensino. Processo de projeto.Resumo
A edificação de ensino é responsável por proporcionar ambientes de aprendizado e socialização. A escola deve articular o sistema de aprendizagem e a ambiência necessária para sua aplicação. A presente pesquisa tem o objetivo de analisar a arquitetura escolar e suas influencias na qualidade do ensino, no desempenho dos alunos, professores e colaboradores. Para tal, foi analisado o histórico da implantação da educação no Brasil até a atualidade. Além disso, foram investigadas as leis e parâmetros vigentes que regularizam a concepção de projetos escolares. A partir dos dados coletados foi possível constatar que as escolas brasileiras possuem grande déficit de conforto ambiental, o que demonstra a necessidade de revisões nos parâmetros de conforto ambiental aplicados nas construções de ensino. Observa-se ainda, que é preciso projetar escolas que atendam de maneira concreta o programa pedagógico, o programa de necessidades e as características climáticas de cada região, a fim de atender aos usuários e a comunidade para qual irá oferecer seus ofícios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.