CARACTERÍSTICAS DAS TECNOLOGIAS DE APRENDIZADO CENTRADAS NA PERSONALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i37.10969Palavras-chave:
Organizing education at the higher educacional institution, personality-centered learning technologies, personality-centered education, development of student's personal traitsResumo
Uma das abordagens para organizar a aprendizagem nas instituições de ensino superior, que contribuirá para a autodeterminação da vida dos jovens, o desenvolvimento de sua subjetividade, identificação cultural e socialização, são as tecnologias de organização do processo educacional centradas na personalidade. A humanização e a democratização da sociedade moderna, as tendências modernas na esfera da socialização humana exigem o aprimoramento das direções primárias de transição para um paradigma humanístico voltado para o desenvolvimento e a auto-realização do indivíduo no ambiente social e cultural. De acordo com as tendências apontadas, o sistema de formação profissional nas instituições de ensino superior utiliza tecnologias educacionais centradas na personalidade, visando garantir a eficiência profissional e pessoal e a competitividade social dos futuros especialistas. O objetivo do artigo acadêmico é determinar as características das principais tendências no uso de tecnologias de aprendizagem centradas na personalidade em instituições de ensino superior. Metodologia. No decorrer da pesquisa, o método analítico e bibliográfico foi utilizado para estudar a literatura científica sobre a aplicação de tecnologias de aprendizagem centradas na personalidade. Ao mesmo tempo, indução, dedução, análise, síntese da informação, sistema-estrutural, comparativo, lógico-linguístico, abstração e idealização foram aplicados para estudar e processar dados. A propósito, os autores da pesquisa também aplicaram um questionário no modo online para esclarecer de forma prática as questões mais importantes relacionadas à aprendizagem centrada na personalidade em instituições de ensino superior. Resultados. Com base nos resultados da pesquisa, foram estabelecidos os principais e mais importantes aspectos teóricos da aplicação de tecnologias de aprendizagem centrada na personalidade em instituições de ensino superior. Junto a isso, também foram investigados os pontos de vista de cientistas e dirigentes de instituições de ensino superior sobre os principais aspectos dessa questão.
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