Conhecimento sobre hipertensão em escolares do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.18316/993Palavras-chave:
Hipertensão. Escolares. Conhecimento. Promoção da saúde.Resumo
A hipertensão arterial sistêmica é um problema de saúde pública com alta prevalência e associada a múltiplos fatores de risco. Um dos grandes desafios da saúde é a incorporação de estilo de vida e hábitos saudáveis para o combate à hipertensão. A prevenção por meio do processo educativo é parte integrante da promoção da saúde. O objetivo deste estudo é avaliar o nível de conhecimento sobre pressão arterial em escolares de ensino médio. Fizeram parte da amostra escolares do ensino médio do magistério. Aplicou-se um questionário sobre o conhecimento em hipertensão além de medidas antropométricas. A partir dos resultados, acredita-se na proposta de escola promotora de saúde por meio da educação para a saúde.
Palavras-chave: Hipertensão. Escolares. Conhecimento. Promoção da saúde.
Abstract
Hypertension is a problem of public health associated to multiple risk factors. One of the challenges of health is the incorporation of life styleand healthy habits as non-pharmacologic measures for fighting against hypertension. Prevention by educative process aiming at clinic outcome is an integrant part of health promotion. There fore, the purpose of this articleis to evaluate the level of knowledge of high school students about arterial pressure. Students of the Teaching High School Course were constituents of the indication. A questionnaire was applied about the social economic situation and the knowledge in systemic arterial hypertension, beside santhropometric measures. The results have shown the validity of proposing a model of school that promotes health through health education.
Keywords: Hypertension. Students. Knowledge. Health promotion.
Referências
ARAÚJO, T. L. et al. Análise de indicadores de risco para hipertensão arterial em crianças e adolescentes. Rev Esc Enferm USP. São Paulo, v. 42, n. 1, p. 120-126, mar. 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília: DF, ME, 1997.
CHOBANIAN, A. V. et al. Joint National Committee on Prevention, Detection, Evaluation, and Treatment of High Blood Pressure, National Heart, Lung, and Blood Institute, National High Blood Pressure Education Program Coordinating Committee: The Seventh Report of the Joint National Committee on Prevention, Detection, Evaluation, and Treatment of High Blood Pressure. Hypertension, v. 42, p. 1206-1252, 2003.
COSTANZI, C. B. et al. Associated factors in high blood pressure among schoolchildren in a middle size city, southern Brazil. J Pediatr, v. 85, n. 4, p. 335-340, ago. 2009.
HARRELL, T. K. et al. Effectiveness of a school-based intervention to increase health knowledge of cardiovascular disease risk factors among rural Mississippi middle school children. South Med. J., v. 98, n. 12, p. 1173-1180, dez. 2005.
MOREIRA, F. G.; SILVEIRA, D. X.; ANDREOLI, S. B. Redução de danos do uso indevido de drogas no contexto da escola promotora de saúde. Ciência e Saúde Coletiva, v. 11, n. 3, p. 807-816, 2006.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Comissão de Especialistas em Educação em Saúde da Organização Mundial da Saúde. Washington: OMS, 1954.
ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE. Educación para la salud: um enfoque integral. Washington: OPS, 1995.
PIRES, C. G. S.; MUSSI F. C. Refletindo sobre pressupostos para o cuidar/cuidado na educação em saúde da pessoa hipertensa. Rev Esc Enferm USP. São Paulo, v. 43, n. 1, p. 229-236, 2009.
SALGADO, C. M.; CARVALHAES, J. T. A. Hipertensão arterial na infância. J Pediatr., v. 79, supl. 1, p. 115-124, 2003.
SANTOS, Z. M. S. A. et al. Adesão ao cliente hipertenso ao tratamento: análise com abordagem interdisciplinar. Texto Contexto Enferm., v. 14, n. 3, p. 332-340, jul./set. 2005.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Revista Brasileira de Hipertensão, v. 17, n. 1, p. 1-55, 2010.
STEYN, K.; FOURIE, J. Requirements of a coronary heart disease risk factor intervention programme for the coloured population of the Cape Peninsula. S. Afr. Med. J., v. 78, n. 2, p. 78-81, jul. 1990.
TOLEDO, M. M.; RODRIGUES, S. C.; CHIESA, A. M. Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema. Texto Contexto Enferm., v. 16, n. 2, p. 233-238, abr./jun. 2007.
VIERA, A. J.; GARRETT, J. M. Preliminary study of a school-based program to improve hypertension awareness in the community. Fam. Med., v. 40, n. 4, p. 264-270, abr. 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.