A docência na visão de futuras professoras dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Dirléia Fanfa Sarmento Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas
  • Paulo Fossatti

DOI:

https://doi.org/10.18316/536

Palavras-chave:

Constituição do profissionalismo docente inicial. Práticas educativas. Educação superior

Resumo

Neste artigo são discutidas as percepções que 37 estudantes dos dois primeiros semestres do Curso de Pedagogia possuem sobre o ser professor. As discussões inserem-se dentro do contexto de uma pesquisa, tipo Estudo de Caso, que focaliza os processos e práticas formativas, fazendo-se um recorte no preparo do futuro professor para o exercício da docência, em especial, aquelas relacionadas com os aspectos do mal-estar e do bemestar docente. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário contendo questões abertas, que se direcionaram para os seguintes temas: a) imagem do professor na sociedade atual; b) fatores que influenciam na opção pelo magistério; c) características de um professor para atender as demandas atuais; d) fatores que contribuem para que o professor se sinta satisfeito e bem-sucedido, ou insatisfeito, no exercício de sua profissão; e) influência dos componentes curriculares cursados para a formação profissional. Os dados foram analisados através da Técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1988). O estudo mostra como são vistos os professores e as condições docentes a partir da ótica dos que estão sendo formados para a docência. A análise dos dados possibilita inferir a necessidade de se discutirem paradigmas epistemológicos: a configuração e a gestão dos espaços e tempos de formação docente; as relações entre o ensino e a aprendizagem; os perfis do professor formador e dos egressos dos cursos de formação de professores; as representações sociais sobre a figura docente; os fatores responsáveis pela condição de bem ou de mal-estar no meio educacional; o lugar social da educação nas sociedades e os significados e desafios que todos esses eixos temáticos trazem, de maneira isolada ou integradamente, para o saber/fazer pedagógico, tanto no âmbito da Educação Superior quanto no da Educação Bási

Palavras-chave: Constituição do profissionalismo docente. Formação inicial. Práticas educativas. Educação superior.


The schoolteachers´ social condition foresighted by future pedagogues

Abstract

The discussion in this article deals with the insights that 37 collegians taking the two first semesters in Pedagogy display about being a pedagogue. The discussions are inserted into the context of a Study of Case research. The processes and formative praxes have been focused through a clipping from the process of preparing teachers to exercise the ministry of educating. The aspects dealing both with the uneasiness and the well-being of the instructors are especially present. The collection of data was brought about by a questionnaire built up by open questions envisioning the following topics: a) The mental picture the current society ascribes to the teachers; b) the factors that possibly influence to make an option for the scholastic profession; c) the distinguishing traits of a teacher who has to confront the currently educational demands; d) the contingencies that contribute to make the educator feeling himself either satisfied and well-succeeded, or unsatisfied, in his professional performance; still, e) the influence of the curricular components taken within a teacher’s initial Professional formation. The data collected were then analyzed in accordance with BARDIN’s (1988) Technique of Content Analyses. The study made clear how both educators and the teaching conditions are perceived by the public, departing from the vision of how teachers are made ready to exercise their profession. The analysis of the data makes the deducing of the necessity of debating epistemological patterns possible; the configuration and the management of spaces and periods of educators’ formation; the connection between teaching and learning; the profiles of both the professor instructor and the licentiates of the teachers’ forming courses; the social perceptions of the educators; the answerable agents for both the well-being and the uneasiness within the educational field; the social space of education as well as the weight and the challenges that all those thematic axes bring forth, be it lonely or jointly, for the pedagogical knowing/doing , both in Higher Education and Basic Education.

Keywords: Structure of the scholastic profession. Initial formation. Educational praxes. Higher education. Well-being. Uneasiness; Pedagogue.

Downloads

Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

Artigos