A proposta educativa da Rede La Salle: processo constitutivo e pressupostos teórico-metodológicos

Autores

  • Cledes Antonio Casagrande Centro Universitário La Salle, Unilasalle - Canoas, RS.
  • Dirléia Fanfa Sarmento Centro Universitário La Salle, Unilasalle - Canoas, RS.

DOI:

https://doi.org/10.18316/1830

Palavras-chave:

Proposta Educativa. Pesquisa-ação Colaborativa. Rede La Salle.

Resumo

The educative proposal of La Salle Network: constitutive process and theoretical and methodological presuppositions

Este artigo, decorrente de uma pesquisa-ação colaborativa, enfoca o processo de elaboração da Proposta Educativa da Rede La Salle Brasil-Chile. Problematiza alguns pressupostos teórico-metodológicos presentes nesse processo, que foi mediado por uma equipe coordenadora e protagonizado pelos gestores e educadores das instituições educativas da rede. Uma ampla participação foi assegurada por meio da aplicação de questionários, da realização de fóruns e da organização de espaços de discussão. Na elaboração do documento da Proposta Educativa, os conteúdos foram categorizados em eixos temáticos, com a Técnica de Análise de Conteúdo. Destacamos, nesse processo de construção, as contribuições da pesquisa-ação colaborativa como mobilizadora da cooperação, da postura dialógica e da ação-reflexão.

Palavras-chave: Proposta Educativa. Pesquisa-ação Colaborativa. Rede La Salle.

Abstract

This article derives from a collaborative action-research, and focuses the elaborative process of the Educative Proposal of the La Salle Brazil-Chile Network. It discusses some theoretical and methodological presuppositions that have been presented within that process. The research has been mediated by a group of coordinators and performed by managers and educators of the network’s educative institutions. A broad participation was assured by the application of questionnaires, by the proposition of discussion forums and the organization of spaces of discussion. At the elaboration of the Educative Proposal’s document, the contents were categorized into main themes through Content Analyzing Technique. Within this constructive process, we highlight the contributions of the collaborative action-research as a cooperation mobilizer of the dialogic arrangement and the reflective-action.

Keywords: Educational Proposal. Collaborative action research. La Salle Network.

Biografia do Autor

Cledes Antonio Casagrande, Centro Universitário La Salle, Unilasalle - Canoas, RS.

Doutor em Educação pela PUCRS e Pós-Doutor pelo UNILASALLE. Professor do PPG em Educação do Centro Universitário La Salle, de Canoas/RS.

Dirléia Fanfa Sarmento, Centro Universitário La Salle, Unilasalle - Canoas, RS.

Doutora em Educação pela UFRGS e Pós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Algarve (Portugal).  Professora do PPG em Educação do Centro Universitário La Salle, de Canoas/RS.

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Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigos