Memórias docentes: trajetória da passagem da modalidade presencial para a EAD
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v13i29.7813Keywords:
Educação a Distância. Memória Social. Cibercultura. Experiências Docentes em EAD.Abstract
Este artigo tem como tema a educação a distância. Seu objetivo é analisar a memórias de professores que atuaram em cursos de graduação superior presencial, passando a trabalhar em EAD em instituições de ensino superior da rede privada no Rio Grande do Sul. Como questões norteadoras elencamos: Quais os maiores desafios enfrentados pelos docentes na mudança de modalidade de educação? Quais os impactos na atuação profissional dos docentes que passaram a atuar na modalidade EAD? Foram definidos como universo da pesquisa, cursos superiores na modalidade a distância (bacharelados, licenciaturas ou superiores de tecnologia) pertencentes a instituições de ensino superior previamente credenciadas para tal oferta. A pesquisa foi realizada em duas etapas: com caráter exploratório, através de pesquisa bibliográfica e documental e pesquisa de campo, através de entrevistas temáticas. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica de Análise de Conteúdo Temática. A experiência com a Educação a Distância propiciou aos professores entrevistados, agregar novos conhecimentos em relação às suas atuações profissionais, pois, segundo eles, tornaram suas aulas mais dinâmicas e ampliou suas visões a respeito da educação.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.