Memórias docentes: trajetória da passagem da modalidade presencial para a EAD
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v13i29.7813Palabras clave:
Educação a Distância. Memória Social. Cibercultura. Experiências Docentes em EAD.Resumen
Este artigo tem como tema a educação a distância. Seu objetivo é analisar a memórias de professores que atuaram em cursos de graduação superior presencial, passando a trabalhar em EAD em instituições de ensino superior da rede privada no Rio Grande do Sul. Como questões norteadoras elencamos: Quais os maiores desafios enfrentados pelos docentes na mudança de modalidade de educação? Quais os impactos na atuação profissional dos docentes que passaram a atuar na modalidade EAD? Foram definidos como universo da pesquisa, cursos superiores na modalidade a distância (bacharelados, licenciaturas ou superiores de tecnologia) pertencentes a instituições de ensino superior previamente credenciadas para tal oferta. A pesquisa foi realizada em duas etapas: com caráter exploratório, através de pesquisa bibliográfica e documental e pesquisa de campo, através de entrevistas temáticas. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica de Análise de Conteúdo Temática. A experiência com a Educação a Distância propiciou aos professores entrevistados, agregar novos conhecimentos em relação às suas atuações profissionais, pois, segundo eles, tornaram suas aulas mais dinâmicas e ampliou suas visões a respeito da educação.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Tal como recomienda el Public Knowledge Project, RCD adopta para sus artículos una licencia CREATIVE COMMONS: Attribution CC BY 4.0
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y desarrollen su obra, incluso con fines comerciales, siempre que le atribuyan a usted el mérito de la creación original.
Esta es la licencia más adecuada que se ofrece.
Recomendado para la máxima difusión y utilización de los materiales bajo licencia.