LAZER NO INSTITUTO SÃO JOSÉ EM TEMPOS DE CELEBRAÇÕES RELIGIOSAS (CANOAS, 1908-1920)
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i36.10427Palabras clave:
Escolas lassalistas, Instituto São José, Lazer, Sensibilidades, Sociabilidades.Resumen
Este estudo tem como tema, atividades de lazer realizadas por alunos do Instituto São José, fundado em Canoas, RS, em celebrações religiosas entre 1908-1920. Os problemas que orientaram a pesquisa foram: Qual a concepção que os Irmãos possuíam sobre lazer? Por que oferecer atividades em meio às festas religiosas? Qual o tipo de lazer apresentado aos internos do Instituto São José? Partimos da premissa de que uma escola, se dá a ver tanto interna como externamente e, neste caso, por meio de festividades, mostra um grupo social em seu ambiente, afirmando-se como instituição escolar de qualidade, portanto, buscando o reconhecimento da sua eficácia e excelência. Ao problematizar a relação lazer-escola, demonstramos que os Irmãos, para além de distender as tensões às quais os internos estavam submetidos, também ofereciam, naqueles momentos, possibilidades de formação, para além da matriz curricular. O lazer vivenciado pelos meninos, passou dos jogos diversos ao futebol, acrescentando diferentes modos de educar a sensibilidade, a partir do teatro, da música e de vivências compartilhadas também em brincadeiras e jogos coletivos.
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