LAZER NO INSTITUTO SÃO JOSÉ EM TEMPOS DE CELEBRAÇÕES RELIGIOSAS (CANOAS, 1908-1920)

Autores/as

  • Cleusa Maria Gomes Graebin Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas, RS
  • Francisco Eric Vale de Sousa Unilasalle

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i36.10427

Palabras clave:

Escolas lassalistas, Instituto São José, Lazer, Sensibilidades, Sociabilidades.

Resumen

Este estudo tem como tema, atividades de lazer realizadas por alunos do Instituto São José, fundado em Canoas, RS, em celebrações religiosas entre 1908-1920. Os problemas que orientaram a pesquisa foram: Qual a concepção que os Irmãos possuíam sobre lazer?  Por que oferecer atividades em meio às festas religiosas? Qual o tipo de lazer apresentado aos internos do Instituto São José? Partimos da premissa de que uma escola, se dá a ver tanto interna como externamente e, neste caso, por meio de festividades, mostra um grupo social em seu ambiente, afirmando-se como instituição escolar de qualidade, portanto, buscando o reconhecimento da sua eficácia e excelência. Ao problematizar a relação lazer-escola,  demonstramos que os Irmãos, para além de distender as tensões às quais os internos estavam submetidos, também ofereciam, naqueles momentos, possibilidades de formação, para além da matriz curricular. O lazer vivenciado pelos meninos, passou dos jogos diversos ao futebol, acrescentando diferentes modos de educar a sensibilidade, a partir do teatro, da música e de vivências compartilhadas também em brincadeiras e jogos coletivos.

Biografía del autor/a

Cleusa Maria Gomes Graebin, Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas, RS

Cleusa Maria Gomes Graebin possui graduação em Estudos Sociais pelo Centro Universitário La Salle (1989), graduação em Estudos Sociais - Licenciatura Plena em História pelo Centro Universitário La Salle (1995), especialização em Metodologia de Ensino de História pelo Unilasalle, mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998) e doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004). Atualmente é professora do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais e do curso de História do Centro Universitário La Salle, coordenadora do Museu e Arquivo Histórico La Salle (Unilasalle), vice-líder do Grupo de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade, pesquisadora voluntária do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Atua, também, no Instituto Teológico e Musical Beréia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural e Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: memória social, cultura e identidade, açorianos no Rio Grande do Sul, festas e celebrações, história e memória institucionais, gestão de acervos e de instituições culturais. (Texto informado pelo autor) Última atualização do currículo em 17/04/2011

Francisco Eric Vale de Sousa, Unilasalle

Mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Doutorando em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle.

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Publicado

2023-03-10

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