ENSINO SUPERIOR EM MARROCOS, UMA NOVA GERAÇÃO DE ESTUDANTES SEM PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO
EXPECTATIVAS E IMPACTO PÓS COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i39.11129Palavras-chave:
Ensino superior., Estudantes de licenciatura, Projeto de fim de curso, Pacto ESRI 2030, Covid 19Resumo
O Ministério do Ensino Superior, da Investigação Científica e da Inovação de Marrocos está a implementar um novo plano de engenharia pedagógica nas universidades, até ao início do próximo ano letivo de 2023-2024, em conformidade com o PACT 2030 da ESRI. O Projeto de Fim de Ano, uma prática comum no ensino superior marroquino, tem permitido até agora que os estudantes apliquem os seus conhecimentos e competências na investigação científica, promovendo resultados mais equitativos. No entanto, o Comité Nacional para a Coordenação do Ensino Superior aprovou o plano para o cancelar dos programas de licenciatura em Marrocos, o que será levado a cabo no próximo ano universitário, levantando novas questões e preocupações entre os estudantes. Este artigo tem como objetivo investigar a perceção da importância dos Projectos de Fim de Curso para os estudantes marroquinos, medir a sua disponibilidade para se licenciarem sem este tipo de projeto e estudar o impacto esperado que isto teria no percurso educativo das gerações futuras.
Referências
Allen, E., & Seaman, C. A. (2007). Likert Scales and Data Analyses. Quality Progress, 40, 64-65.
Boyer, E. L. (1996). The student as scholar. In Rethinking liberal education. Oxford University Press.
Brew, A. (2010). Imperatives and challenges in integrating teaching and research. Higher Education Research & Development, 29(2), 139-150.
Healey, M., & Jenkins, A. (2009). Developing undergraduate research and inquiry (p. 152). York: Higher Education Academy.
Ishiyama, J. (2002). Does early participation in undergraduate research benefit social science and humanities students?. College Student Journal, 36(3), 381-387.
Linn, M. C., Palmer, E., Baranger, A., Gerard, E., & Stone, E. (2015). Undergraduate research experiences: Impacts and opportunities. Science, 347(6222), 1261757.
Ministry of Higher Education, Scientific Research, and Innovation, Morocco. (2023). ESRI PACT 2030: A Strategic Plan for Higher Education.
Parker, J. (2018). Undergraduate research, learning gain and equity: the impact of final year research projects. Higher Education Pedagogies, 3(1), 145-157.
Russell, S. H., Hancock, M. P., & McCullough, J. (2007). Benefits of undergraduate research experiences. Science, 316(5824), 548-549.
Vitner, G., & Rozenes, S. (2009). Final-year projects as a major element in the IE curriculum. European journal of engineering education, 34(6), 587-592.
Wenzel, T. (2003). Definition of Undergraduate Research. Department of Chemistry, Bates College.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kaoutar El Aida, Moulay Maati Alaoui Fennane, Abdelfattah Lahiala

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.