ENSINO SUPERIOR EM MARROCOS, UMA NOVA GERAÇÃO DE ESTUDANTES SEM PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO

EXPECTATIVAS E IMPACTO PÓS COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i39.11129

Palavras-chave:

Ensino superior., Estudantes de licenciatura, Projeto de fim de curso, Pacto ESRI 2030, Covid 19

Resumo

O Ministério do Ensino Superior, da Investigação Científica e da Inovação de Marrocos está a implementar um novo plano de engenharia pedagógica nas universidades, até ao início do próximo ano letivo de 2023-2024, em conformidade com o PACT 2030 da ESRI. O Projeto de Fim de Ano, uma prática comum no ensino superior marroquino, tem permitido até agora que os estudantes apliquem os seus conhecimentos e competências na investigação científica, promovendo resultados mais equitativos. No entanto, o Comité Nacional para a Coordenação do Ensino Superior aprovou o plano para o cancelar dos programas de licenciatura em Marrocos, o que será levado a cabo no próximo ano universitário, levantando novas questões e preocupações entre os estudantes. Este artigo tem como objetivo investigar a perceção da importância dos Projectos de Fim de Curso para os estudantes marroquinos, medir a sua disponibilidade para se licenciarem sem este tipo de projeto e estudar o impacto esperado que isto teria no percurso educativo das gerações futuras.

Biografia do Autor

Kaoutar El Aida, Abdelmalek Essaadi University

Laboratoire sciences de l'information, de la communication et du discours ENS -Tétouan, Abdelmalek Essaadi University, Maroc

Moulay Maati Alaoui Fennane, Abdelmalek Essaadi University

Société, communication et rhétorique du discours, FLSH-Tétouan, Abdelmalek Essaadi University, Maroc

Abdelfattah Lahiala, Abdelmalek Essaadi University

Associate Professor at ENS Tetuan – Abdelmalek Essaadi University Morocco.

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Publicado

2023-11-06

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